(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas AUDIOVISUAL

Onda oitentista vai invadir telinhas e telonas neste 2022

Nostalgia dá o tom em apostas do cinema e das plataformas de streaming, como "Dragon Ball Z", "Top Gun", "Star Wars" e "Willow"


04/01/2022 06:00 - atualizado 04/01/2022 09:07

Tom Cruise encostado em um avião em cena do novo filme Top Gun: Maverick
Tom Cruise volta em maio como o piloto Pete "Maverick" Mitchell no segundo "Top Gun" (foto: Paramount Pictures/divulgação)

 
De “Top Gun” à primeira trilogia Star Wars, passando por “Dragon Ball Z”, os anos 1980 voltam às telas em 2022, tanto nos cinemas quanto nas plataformas de streaming.


Fetiche e fitas cassete

Há certo fetichismo em torno da imagem e do estilo dos anos 1980, seja com os sons de fundo nas gravações, seja com as imagens granuladas, ou com o uso de objetos típicos da época, como as fitas cassete, acrescenta Hudelet.
 
“Embora o resultado final não tenha muito a ver com o original, isso provoca automaticamente curiosidade”, afirma o crítico francês Alain Carrazé.



A série “Stranger things” trouxe a moda dos anos 1980 de volta, “ao revisitar ícones de livros de autores como Stephen King ao E.T.”, destaca Araiane Hudelet. “É a mistura de pastiche e fetichismo nostálgico.”
 
A quarta temporada de “Stranger things”, sobre as aventuras de um grupo de amigos e uma jovem com habilidades psíquicas paranormais, estreará na Netflix em meados deste ano.
 
“É a reinterpretação completa da infância nos anos 1980, com base nas nossas expectativas contemporâneas. As personagens femininas têm mais destaque, os monstros ganharam mais nuances”, analisa o ensaísta e especialista em cultura pop Richard Mèmeteau. “Cada geração de espectadores recria uma obra partindo de suas próprias lembranças”, completa.

Com duas novas séries “Star Wars”, a adaptação da saga medieval “Willow” (1988) e o remake cinematográfico de “Dragon Ball Z”, este ano de 2022 confirma que a década de 1980 representou “o surgimento definitivo da ficção científica e do terror”, afirma Arianne Hudelet.

O ator Diego Luna segura arma, apoiada em seu ombro, em cena da série Andor
Diego Luna protagoniza ''Andor'', série da Disney+ inspirada no universo Star Wars (foto: Disney+/reprodução)

 “Obi Wan Kenobi” e “Andor” são duas séries dedicadas a personagens do universo Star Wars desenvolvidas pela Disney+ ambientadas antes do episódio piloto da saga, em 1977.
 
“As pessoas que assistem a séries de agora nasceram nos anos 1980, ou seja, eram crianças quando os episódios de 'Star Wars' começaram a surgir”, observa Alain Carrazé.

Já “Dragon Ball Z”, série de mangá japonesa que causou febre entre os mais jovens, vai estrear como filme este ano.
 

"A década de 1980 se tornou referência estética e narrativa"

Ariane Hudelet, professora da Universidade de Paris

 
 
“Willow” fará o caminho inverso. Gravado em 1988, o longa fez pouco sucesso. Agora, a Disney tenta a adaptação em forma de série com o ator da época, Warwick Davis.
 
“Top Gun”, que estreou em 1986, se tornou instantaneamente um filme cult. O protagonista Tom Cruise volta a intepretar o ousado piloto de caça em “Top Gun: Maverick”, previsto para maio, simultaneamente à sétima sequência de “Missão Impossível”.
 
 
 “Missão impossível”, por sua vez, vem de uma série dos anos 1960 e 1970. Cruise, aliás, já disse que era um de seus seriados favoritos dele quando mais novo.
 
“Tom Cruise conseguiu se apropriar habilmente da marca para definir um formato que funciona satisfatoriamente junto ao público”, destaca Alain Carrazé.
 
De acordo com a sinopse do novo filme, depois de mais de 30 anos de serviço como um dos principais aviadores da Marinha, Pete “Maverick” Mitchell está de volta, rompendo os limites como piloto de testes corajoso. No mundo contemporâneo das guerras tecnológicas, Maverick enfrenta drones e prova a importância do fator humano.
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)