(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ORQUESTRA

Orquestra de Outro Preto reúne sucessos de Hollywood no Sesc Palladium

Convidados especiais, como o pianista Cristian Budu e o músico Arthur Andrés, são nomes confirmados para apresentações inéditas


08/10/2021 20:07 - atualizado 08/10/2021 20:27

Cartaz mostra informações sobre o evento
Sesc Palladium, em Belo Horizonte, 10 de outubro (foto: Divulgação/ Orquestra Ouro Preto)
No próximo domingo (10/10), a Orquestra de Ouro preto realizará o concerto Cine Hollywood , da Série Domingos Clássicos, no Sesc Palladium, em Belo Horizonte. O evento será sob a regência do Maestro Rodrigo Toffolo e arranjos de Mateus Freire. 

A trilha sonora é um elemento que contribui de inúmeras maneiras para a narrativa de um filme. Segundo a professora de direção de som do curso de cinema e audiovisual, e coordenadora do Laboratório de Áudio da PUC Minas, Iara Melo Franco, os sons são cruciais para acrescentar sentido e significação em uma obra audiovisual.
 
Efeitos sonoros e sons ambientes também contribuem para a trilha sonora de um filme. Apesar de o cinema ser uma obra mais baseada na fala,  Iara Melo Franco explica que muitos pesquisadores consideram que, quando há presença reduzida de diálogos, a obra se torna mais universal: "e isso independe de tradução e dublagem."

Segundo ela, o perfil do personagem e local onde o filme se passa são fatores que contribuem para uma escolha da trilha sonora: "Timbres mais graves demonstram mais força e introspecção, por exemplo". Ela explica que o diretor normalmente trabalha com um sound designer, e um compositor, que ajuda a pensar quais os tipos de instrumentos seriam mais adequados na construção da trilha musical.

A música pode influenciar diretamente na existência de vínculos emocionais entre a obra e o telespectador. Iara Melo Franco diz que a música é, muitas vezes, de fácil compreensão: "a absorção do filme se torna mais fácil com a música. Se é uma canção popular, as pessoas associam a sonoridade e a composição ao personagem ou história do filme, por exemplo." O concerto que ocorrerá nesse domingo traz no repertório as trilhas dos filmes de “O Poderoso Chefão”, “Star Wars”, “O Senhor dos Anéis”, além de vários filmes da Disney. Os títulos reúnem canções que mexem com a memória afetiva do público.  

Orquestra Cine Hollwood

Sob a regência do Maestro Rodrigo Toffolo e arranjos de Mateus Freire, o concerto é um programa especial para todas as idades. O evento terá público reduzido e seguirá todos os cuidados e protocolos sanitários de saúde e segurança dos músicos, da equipe e do público.

Local: Sesc Palladium, em Belo Horizonte.
Data: 10 de outubro, domingo, às 11h
Ingressos: à venda no site do Sympla.

Co Realização: SESC MG
Realização: Instituto Ouro Preto, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
 
*Estagiária sob supervisão do subeditor Eduardo Oliveira  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)