(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Coquetel de anticorpos reduz em 81% risco de idosos desenvolverem a COVID

Estudo foi realizado com 1.683 pessoas que não tinham sido expostas ao vírus


09/11/2021 09:57

Idosa é atendida por enfermeira
Coquetel de anticorpos monoclonais desenvolvido pela Regeneron reduziu o risco de contrair a doença em mais de 80% no idosos (foto: PHILIPPE DESMAZES)
Recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como tratamento para fortalecer a proteção de idosos e imunossuprimidos contra a COVID-19, o coquetel de anticorpos monoclonais desenvolvido pela empresa de biotecnologia norte-americana Regeneron reduziu, nessa população, o risco de contrair a doença em mais de 80%, ao longo de oito meses. O estudo é patrocinado pelo governo norte-americano e ainda não foi publicado em revistas científicas.

Segundo Myron Cohen, pesquisadora da Universidade da Carolina do Norte e líder do estudo, os resultados são "particularmente importantes para aqueles que não respondem às vacinas antiCOVID-19, incluindo pessoas imunossuprimidas".

No período de acompanhamento, que variou de dois a oito meses, houve sete casos de covid no grupo que recebeu o tratamento, e 38 no do placebo, representando uma redução de 81,6%. Nenhum dos tratados com o coquetel foi hospitalizado, contra sete internações entre os de controle.

"Uma única dose de Regen-VOC forneceu proteção de longo prazo contra a COVID-19, mesmo em momentos de alto risco de exposição doméstica e de longo prazo durante a exposição mais ampla atual", informou George Yancopoulos, presidente e cientista-chefe da empresa, em um comunicado. O estudo foi realizado com 1.683 pessoas que não tinham sido expostas ao vírus.

O tratamento é baseado em dois anticorpos monoclonais produzidos em laboratório. São proteínas em forma de Y que têm como alvo a superfície do coronavírus e o impedem de invadir as células humanas. As vacinas também preparam o sistema imunológico para produzir essa proteção. Mas algumas pessoas, especialmente os idosos e imunossuprimidos, não respondem bem a esse tipo de imunização.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre  sintomas prevenção pesquisa  vacinação .
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)