(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas AMIZADE

Shurastey, um 'cãopanheiro' de viagem para além da vida

O influenciador brasileiro Jesse Koz tinha planos de conhecer o mundo ao lado de seu golden retriever, mas um acidente interrompeu o sonho


26/05/2022 17:11 - atualizado 26/05/2022 20:32

Jesse Koz abraça o golden retriever Shurastey brincam em cima do Fusca que usavam para viajar o mundo
Influenciador e seu golden retriever estavam viajando com destino ao Alasca (foto: Instagram/Divulgação)

Uma amizade para além dessa vida. O influenciador Jesse Koz e seu amigo de 4 patas tinham um objetivo: viajar da cidade de Balneário Camboriú (SC) até chegar ao estado norte-americano do Alasca.

 

Tudo começou em 2017, quando Koz, natural de Santa Catarina, resolveu dar início a um projeto chamado "Shurastey or Shuraigow?". Ao longo desses anos, ele e seu golden retriever atravessaram 17 países dentro de um Fusca 1978, que ganhou o apelido de Dodongo.

Infelizmente, a aventura e o sonho se encerraram na última segunda-feira (23), após os dois morrerem em um trágico acidente de carro em Oregon, nos Estados Unidos.

 

O nome do projeto é uma referência muito bem pensada à música "Should I Saty or Should I Go?", grande sucesso da banda inglesa The Clash que, traduzida para o português, fica "Devo Ficar ou Devor Ir?".

 

O início dessa amizade

 

Em entrevista ao podcast Camboriú Play, no ano passado, Jesse contou que comprou Shurastey em 2016, após ver um anúncio no jornal. De primeira, o intuito era ter o cãozinho como uma companhia em seu apartamento, onde morava sozinho. O nome do animal surgiu de um meme com a melodia que fazia muito sucesso na época.

 

Leia também: Jesse Koz e Shurastey retornarão ao Brasil depois de vaquinha 

 

Um verso da música diz: "Devo ficar ou devo ir agora? Se eu for, terei problemas. Se eu for, haverá perigo. E se eu ficar, terei o dobro".

Koz não tinha como prever o que estava por vir, mas sabia que não podia ficar esperando e vivendo aquela vida. Foi quando, então, depois de pedir demissão de onde trabalhava, ele começou a colocar seu projeto em prática.

 

"Eu já tinha o Fusca, então, pensei vou largar tudo, vender tudo que eu tenho, que não era muita coisa, e vou sair viajar por aí até o dinheiro estourar. Peguei o Shurastey coloquei dentro do Fusca e saí bem doido por aí, sem rumo, sem saber muito bem o que estava fazendo na época, sem estrutura", disse durante o podcast.

 

Ver galeria . 28 Fotos Últimas aventuras registradas de Jesse Koz e ShurasteyInstagram/Divulgação
Últimas aventuras registradas de Jesse Koz e Shurastey (foto: Instagram/Divulgação )
 

 

Para Jesse, seu companheiro era a peça-chave da aventura. No site oficial do "Shurastey or Shuraigo?", o influenciador escreveu que se não fosse o amigo, provavelmente já teria parado ou nem mesmo começado. "A parte emocional pega muito - apesar de ser vendedor e conversar com os clientes, na parte social nunca fui muito de conversar com ninguém e o Shurastey me dá esse suporte emocional".

 

 

 

A morte dos dois amigos comoveu as redes sociais em todo o mundo. Uma amiga lamentou e escreveu: "Os bons vão cedo. Vocês cumpriram a missão mais linda do mundo, espelhar amor e inspirar pessoas a viver, nos encontramos logo ali na próxima esquina meus eternos amores errantes! A vida é muito mais do que ficar só esperando!".

"Devo ir ou devo ficar?", Jesse e Shurastey se foram, dessa vida, mas deixam, para sempre, um legado de amizade, aventura e determinação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)