(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas Saúde

Outubro Rosa passou, mas conscientização deve continuar

Taxa de incidência do câncer de mama é o dobro em mulheres na terceira idade, alerta a Sociedade Brasileira de Mastologia


08/11/2021 17:05 - atualizado 08/11/2021 18:18

Câncer de mama
Taxa de incidência do câncer de mama é o dobro em mulheres mais velhas (foto: Pixabay. Cancer de mama.)


Outubro Rosa já passou, mas a conscientização e prevenção ao câncer de mama devem ser diários. E a atenção deve se redobrada quando se trata de mulheres que estão na terceira idade. A Sociedade Brasileira de Mastologia divulgou que o risco de aparecimento do câncer de mama aos 75 anos é o dobro do apresentado por mulheres com 50 anos.

 

Apesar da alta taxa, a maioria dos casos ainda é diagnosticada tardiamente, quando o tumor é palpável (com mais de dois centímetros). Além disso, cerca de 20% das pacientes apresentam subtipos agressivos da doença, o que agrava a situação.

 

O resultado disso tudo é assustador: cerca de 20% das pacientes com mais de 70 anos com câncer de mama inicial morrem da doença. Quando o estágio do tumor é mais avançado, a mortalidade alcança 40%.

 

Os especialistas da Oncomed, clínica especializada na prevenção e no tratamento das doenças neoplásicas, em BH, reforçam a necessidade do cuidado e da realização dos exames periódicos, não só durante o Outubro Rosa, e, sobretudo, para as mulheres acima de 70 anos. 

 

“Outubro Rosa é um mês de muita reflexão e ação, é o mês de a gente abordar a forma de rastrear, prevenir e tratar canceres extremamente comuns na nossa população, tanto o câncer de mama quanto o de colo de útero. Claro que não podemos tratar essas ações em apenas um mês, por isso a importância de se estar sempre atenta, fazendo exames e se tocando”, conclui o ginecologista Eduardo Siqueira.

 

 * Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)