(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Projeto acolhe adolescentes e jovens em sofrimento mental na pandemia

Iniciativa coordenada pelo Unicef abre espaço de escuta para esse público, que vem experimentando desequilíbrios emocionais nesse momento em particular


06/04/2021 14:13 - atualizado 06/04/2021 14:55

(foto: Anemone123/Pixabay)
(foto: Anemone123/Pixabay)

Antes do início da pandemia, um em cada cinco adolescentes enfrentava desafios de saúde mental, conforme informações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Estima-se que metade de todas as doenças mentais começa aos 14 anos. Dados do Mapa da Violência 2017 registram que, de 2002 a 2012, houve um crescimento de 40% da taxa de suicídio entre crianças e adolescentes com idade entre 10 a 14 anos. Na faixa etária de 15 a 19 anos, o aumento foi de 33,5%.

Em setembro, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) perguntou aos jovens, por meio da ferramenta U-Report, como eles se sentiam durante a pandemia: 47% disseram estar preocupados e ansiosos.

A enquete também mostrou que 72% sentiram necessidade de pedir ajuda, mas 41% reportaram que não chegaram a pedi-la. Entre os que pediram, 36% o fizeram para pessoas próximas, amigos e/ou namorados. Segundo o Unicef, saber como, onde e para quem pedir ajuda é um dos passos fundamentais para a promoção da saúde mental.

É o ponto de partida para o projeto Promover para Prevenir, iniciativa da Associação pela Saúde Emocional de Crianças (Asec) Brasil/Movimento Saber Lidar, em parceria com o Unicef, entre diversos outros parceiros, focada no fortalecimento socioemocional e engajamento de adolescentes, jovens e profissionais da rede de apoio psicossocial, para promoção de cuidados com a saúde mental e o bem-estar em tempos de COVID-19.

Um dos braços do trabalho, além de ações de fortalecimento emocional focadas no autocuidado para adolescentes e jovens entre 13 e 24 anos, e de formação e qualificação de profissionais para constituir uma rede de apoio a esse público, é o projeto Pode Falar, um canal online de atendimento e escuta acolhedora.

Trata-se de uma plataforma para apoio pela internet, com diferentes níveis de interação, que utiliza desde inteligência artificial até o contato com um profissional humano e acolhe, além daqueles envolvidos com o projeto Promover para Prevenir, adolescentes e jovens brasileiros, oferecendo informações, apoio e escuta acerca do tema da saúde mental.

O professor, pesquisador, escritor e terapeuta Hugo Monteiro Ferreira, é um dos responsáveis pelo projeto dentro do Núcleo do Cuidado Humano (NCH), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), espaço de valorização da vida, voltado para a saúde mental, integrante do Instituto Menino Miguel, dentro da universidade. Ele informa que, desde 25 de março, quando o Pode Falar entrou no ar, já foram mais de 15 mil atendimentos. O canal oferece materiais robustos sobre a saúde mental de jovens e adolescentes, como lives, seminários, webinários, vídeos, ebooks, entre outros.

Entre os temas abordados no banco de dados do site, estão dicas para que adolescentes cuidem da saúde mental durante a pandemia, saúde socioemocional para adolescentes, impactos da pandemia na vida das meninas, manual de autocuidado, quiz sobre ansiedade, cards de combate à violência, entre outros.

O primeiro passo ao entrar na plataforma, explica Hugo, é uma triagem feita por um atendente virtual, que faz perguntas para uma avaliação preliminar, sem que o usuário seja identificado. Em caso de necessidade, na sequência é feito o encaminhamento para um profissional propriamente dito, dentro de uma equipe transdisciplinar. "São psicólogos, pedagogos, psicopedagogos, biólogos, psiquiatras, historiadores, antropólogos, entre outros. A equipe foi devidamente formada para o atendimento, todos já com expertise no trabalho com saúde mental", diz Hugo.

"O atendimento não se encerra nele mesmo. O jovem liga, é acolhido e, se preciso, encaminhado para psicoterapia. Existem muitos casos de violência física e sexual, por exemplo, e nessa situação órgãos de garantia de direitos, como o Conselho Tutelar ou o Ministério Público são acionados. O projeto cumpre as determinações do Estatuto da Criança e Adolescente", acrescenta.

Ele observa que, com a pandemia, a ação ganha uma importância ampliada. A atenção central é para a prevenção de distúrbios de saúde mental e promoção da saúde para adolescentes e jovens. Do início da crise com o coronavírus até o momento, a constatação é de aumento dos casos de ansiedade, medo, depressão e ideias de suicídio entre o público alvo. E, para o professor, existem motivos.

"Violência de que são vítimas em casa, ausência da escuta física, quadros de estresse muitas vezes relacionados a dificuldades com o ensino remoto, receio de não conseguir ingressar em uma universidade, falta de perspectiva para o futuro, de perspectiva de emprego, dificuldade em ter um projeto de vida. Muitos reclamam que não são ouvidos e, com o projeto, se sentem felizes em poder falar", conta Hugo.

"Parece tudo difícil né?! Mas acredite, é uma fase. Também pensei que nada disso passaria, a depressão, as crises de ansiedade, transtorno alimentar, crises de esquizofrenia... Hoje estou bem melhor mesmo! Busquei ajuda e deu tudo certo, meu escape foi desenhar na parede, mas você pode tentar escutar música, pintar, escrever, etc. Você que sabe!", escreveu um jovem de 17 anos em depoimento registrado no site do Pode Falar.

"Sou uma adolescente, mas já passei e passo por tantas dificuldades... Tenho crises de ansiedade e raiva constantemente. Mas por quê? Sinto que venho sendo abandonada por meus amigos e parentes a cada semana. Talvez o problema seja eu, mas, enfim, o que eu tenho feito para me distrair é procurar por coisas que me deixam feliz: por exemplo, cuidar da minha cachorrinha, escrever cartas para mim mesma, estudar (eu não gosto, mas acho legal ficar concentrada em algo específico) e cuidar de mim mesma, testar receitas que nem sempre dão certo, mas o que vale é tentar", escreveu outra jovem de 14 anos.

Além da Asec e do NCH, entre os parceiros do Unicef no projeto, estão a Safernet, o Centro de Valorização da Vida (CVV), Instituto Vita Alere, Programa Vidas Preservadas, Núcleo Syntese, Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e Ministério Público do Ceará.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)