(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

OMS: "Muito cedo" para declarar emergência internacional por vírus chinês

17 pessoas já morreram pela infecção com o coronavírus, que é similar a uma síndrome respiratória


postado em 23/01/2020 16:25 / atualizado em 23/01/2020 17:26

(foto: Nicolas Asfouri/AFP)
(foto: Nicolas Asfouri/AFP)
A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou nesta quinta-feira que está "muito cedo" para decretar que o vírus que apareceu na China e que começou a se expandir pelo mundo constitui uma "emergência de saúde pública de alcance internacional".


"Não se equivoquem, é uma emergência na China. Mas ainda não é uma emergência sanitária mundial. Pode se tornar", declarou em coletiva de imprensa o diretor da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.


Ghebreyesus pediu à China que garanta que os bloqueios de transporte em várias cidades sejam "de curta duração", enquanto tenta prevenir a propagação do vírus que pode ser fatal.


"A China tomou medidas que considera apropriadas para frear a propagação do coronavírus em Wuhan e outras cidades. Esperamos que sejam curtas e eficazes", acrescentou na coletiva em Genebra.


Depois disso, o diretor afirmou que por enquanto não há "nenhuma prova" de contágio entre humanos fora da China.


"Sabemos que há transmissão entre pessoas na China, mas até agora parece estar limitada a grupos familiares e a trabalhadores de saúde que atenderam pacientes infectados", destacou.


"Fora da China não há por enquanto constatação de contágios, mas isso não significa que isso não vá acontecer", advertiu.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)