
Parece que você está caminhando por Ipanema ou Leblon, com prédios, é claro, ultramodernos e com destaque mundial. A Lusail Katara Twin Towers, por exemplo é algo inimaginável, uma arquitetura dos deuses. É lá que estão hospedados os ex-jogadores e dirigentes convidados pela Fifa.
Tudo isso em frente ao Golfo Arábico. Do outro lado da cidade, a situação é bem diferente. Apartamentos que mais parecem conjuntos habitacionais, que abrigam estrangeiros que aqui trabalham, da Índia, Bangladesh, Sudão, Sirilanka, que dividem, por vezes, um espaço de 100 metros, para 20 pessoas.
CONTRASTE 1
Ibraim me disse que neste mês, da Copa do Mundo, está ganhando um bom dinheiro e que talvez consiga ir ao seu país. Perguntei o motivo de ele deixar a família tão distante, não ve-la, ao invés de trazê-la para cá. Ele disse que esse é um sonho impossível. Indaguei o motivo de ele não voltar para Bangladesh. Me disse que lá não tem emprego e que é melhor ficar aqui, sem poder ver a família, mas ter como enviar dinheiro para ela. É muito triste a vida desses imigrantes aqui.
PRAIA DE BURCA
A outra, a 2 km dali, é feita só para famílias árabes, onde as mulheres têm que cobrir o corpo, totalmente. Algumas vão de burca. Os homens vão de calças compridas ou bermudões. Não é permitido filmagens, e só quem pode estar ali são os árabes.
Pedi permissão para entrar e filmar. Eles deixaram, mas não se pode filmar as pessoas. Filmei parte do Golfo Arábico, as areias e só. Respeitar as determinações de um país, é o segredo para não ter problemas.
MULHERES AO VOLANTE
Aqui no Catar, por exemplo, onde já estive em 5 oportunidades com essa, a primeira delas em 2009, as mulheres já podem dirigir e andar sozinhas em seus carrões. Pelo menos as que têm excelente situação financeira.
Na região rica, onde passei o domingo, fazendo reportagens, vi várias delas, em BMWs ou Mercedes, pisando fundo no acelerador e mantendo a tradição da buzina. Sim, como elas e eles buzinam por aqui. Por isso que eu digo: quem tem que buscar mais liberdade e lutar por isso, é o próprio povo catariano. Eu estou aqui para cobrir a Copa do Mundo, e não para protestar por algo que não me pertence.
CRÍTICAS INFUNDADAS
O povo o adora, como vimos na abertura da Copa, quando ele apareceu no telão do estádio e foi aplaudido e ovacionado. Conhecemos bem o alcorão e o islã. É uma cultura milenar e não devemos nos opor a ela, já que estamos aqui como convidados, para cobrir a Copa do Mundo. Problemas de direitos humanos, homofobia ou coisa parecida, não nos pertencem. Cabe ao povo daqui buscar melhores condições de vida. Respeitar a cultura e as leis de um país é o segredo numa cobertura internacional.
CHEGA DE ÓDIO
As pessoas falam tanto em democracia, mas não querem aceitar uma derrota e não admitem que haja quem goste do candidato que não lhe representa. Esse ódio, essa divisão, só faz mal ao próprio país. Não tenham político de estimação. Cobrem de quem foi eleito, um governo transparente, sério e decente.
Gilberto Gil é um dos maiores nomes da nossa cultura musical, de todos os tempos, imortal da Academia Brasileira de Letras, e um ser da paz, que prega a paz e união em suas composições. Estamos indignados com o que estamos vendo, e a única solução é punição aos culpados. Aqui no Catar, agredir uma pessoa, verbalmente, pode dar cadeia de até um ano. Os "valentões" deveriam pensar 10 vezes, antes de atacar uma pessoa.
MAIS AMOR E MENOS ÓDIO
Coisa de gente sem coração, alma, ou sem Deus. Ronaldo Fenômeno, em bela carta, saiu em defesa de Neymar, e toda a sociedade de bem, tem que fazer o mesmo. Não importa se ele é antipático, se promoveu festas durante a pandemia, se é um ser egoísta.
É sabido que grande parte da população brasileira, não gosta dele. Tudo isso faz parte da vida. Porém, desejar o mal à uma pessoa, seja ela quem for, é falta de caráter. Neymar tem nosso apoio e nossa solidariedade. Que se recupere e possa ajudar o Brasil na busca do hexa.
VEIO PASSEAR?
Mesmo não jogando de lateral-direito há 5 anos, Alves foi da posição e foi chamado com tal. Na primeira oportunidade que tem de jogar, se for preterido, realmente é preciso entender a cabeça desse treinador. Ainda acredito que ele começará jogando, mesmo não gostando do seu futebol. Quanto ao substituto de Neymar, acredito na entrada de Rodrygo. É quem mais tem talento para tal. Tite parece preferir Fred.
MELHOR JOGO DA COPA
Nem mesmo a França, apontada por mim como grande favorita, pratica futebol tão bonito. Alemães e espanhóis vão avançar, pois vão jogar contra Costa Rica e Japão, e não acredito que percam.
As zebras que tinham que aparecer, já apareceram na primeira rodada. Daqui pra frente, a normalidade vai prevalecer. Mas, tecnicamente, é uma Copa do Mundo bem fraca, com jogos sofríveis, como há muito não se via. Vale lembrar que a Espanha deverá cruzar o caminho do Brasil nas quartas-de-final. Pelo que vi, não temos futebol para superar os europeus. Pelo jeito, a "maldição" das quartas-de-final vai nos atormentar, mais uma vez.
