(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas TURISMO E NEGÓCIOS

Prós e contras do planejamento e improviso na sua viagem

Entenda como conhecer o seu perfil de viajante pode melhorar suas experiências turísticas


22/06/2021 06:00 - atualizado 21/06/2021 14:56

(foto: Pixabay )
(foto: Pixabay )

Gostamos de viajar, isso é fato, não é?! Definido isso, passamos ao próximo passo. Entendermos o nosso perfil de viajante para desfrutarmos ao máximo de cada passeio, seja atravessando o oceano, seja para a cidadezinha aqui do lado.

Para ser um bom viajante, é importante conhecer os próprios gostos e os próprios limites. Isso certamente irá evitar pegadinhas nas viagens, companhias desagradáveis e experiências que não têm absolutamente nada a ver com você. Ou seja, se você tem autoconhecimento como viajante, pouco vai importar se a sua viagem será planejada nos mínimos detalhes ou se ela será cheia de descobertas inesperadas. Cada estilo tem seus prós e contras no planejamento ou improviso na sua viagem.

Quem opta por um itinerário mais rígido, obviamente terá menos surpresas, desagradáveis ou não. A garantia de que o hotel será exatamente como o esperado, a comida sem grandes novidades, apenas para alimentar mesmo, e os passeios no percurso exato de não perder tempo com nenhuma distração são os itens que irão compor uma viagem de espectador. Será possível assistir a vida ali passando no destino, as pessoas que vão e vêm, muitas vezes levando uma vida completamente diferente da nossa.

Para quem faz esse tintim por tintim, quase qualquer destino é viável, afinal durante o planejamento esse perfil de viajante já vai decidir se vale a pena ir ou não, considerando o risco de surpresas inesperadas. Muitos turistas com esse perfil, gostam de repetir o mesmo destino várias vezes.

Já quem é mais relaxado e gosta de deixar a vida fluir, dificilmente irá se ater um planejamento mais rígido. Cada dia novo é uma descoberta e uma infinidade de possibilidades. Este tipo de viajante é adepto das viagens criativas, que valorizam não apenas conhecer o destino, mas experimentar tudo – ou quase tudo que o local oferece.

Para isso vale experimentar comidas típicas, às vezes até exóticas, conhecer pessoas que vivem e trabalham ali, cada uma com sua história de vida, utilizar o transporte público e se misturar aos moradores, viver experiências que apenas os moradores locais conhecem.

Claro que esse tipo de viajante sabe que nem todas experiências serão positivas, mas uma pitada de disposição para experimentar algo ruim também faz parte da vivência turística. Um feliz acidente pode transformar sua viagem em algo fantástico. Entretanto, o excesso de relaxamento poderá fazer com que se perca alguns passeios, especialmente em tempos de pandemia, onde muitos atrativos pedem marcação antecipada da visita.

Eu, particularmente, sou do ponto de equilíbrio, um pouco de planejamento, um pouco de improviso, para garantir aquele friozinho na barriga da experiência que está por vir e que pode dar certo ou errado.

Uma dica, para garantir surpresas agradáveis e evitar dores de cabeça, é planejar a hospedagem e o transporte. Assim você terá a certeza que irá chegar e voltar do seu destino, e a certeza de um banho e uma cama confortável para dormir. Independentemente se o seu perfil for luxo ou mais despojado, um local “honesto” para descansar é tudo que um viajante precisa depois de um dia de aventura, não é?!

Para garantir um improviso sem grandes riscos, pesquisar sobre o destino antes da viagem também é uma boa dica. E hoje, já não somos reféns apenas dos guias de viagem, podemos pesquisar nas redes sociais e blogs especializados. Só garanta que você está estudando sua viagem com alguém com um perfil parecido com o seu. Caso contrário, o que é fantástico para o seu blogueiro de viagem pode ser uma experiência terrível para você. 

Não existe certo ou errado. Viajar é para te tornar livre, e para isso é importante que ao entender o seu perfil de viajante você escolha os destinos e experiências mais adequados para você. Seja você um turista autoguiado, que viaja por conta própria, ou um turista agenciado, que gosta de uma agência de turismo para te ajudar no planejamento. Ou até mesmo uma mescla de autoguiado com agenciado, afinal equilibrar as coisas é necessário, tanto na vida quanto nas viagens.

Quer saber mais sobre turismo, além de apenas dicas de viagem? Me siga no Instagram @blogdaisabellaricci ou acesse blogdaisabellaricci.com.br

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)