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Estado de Minas OPINIÃO

Inadimplência alta atinge empresas e famílias brasileiras

"Três em cada 10 famílias brasileiras estão com as contas atrasadas, e o número permanece em patamares elevados há um bom tempo"


23/10/2023 04:00 - atualizado 22/10/2023 19:18
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duas mãos segurando dinheiro com vardos de ovos ao fundo
"Quadro tende a melhorar com a queda dos juros, que tornará o crédito mais barato" (foto: Miguel SCHINCARIOL/AFP)

Mais vulneráveis aos solavancos da economia, os pequenos negócios nunca estiveram tão endividados. De acordo com dados levantados pela Serasa Experian, 5,8 milhões de Micro e Pequenas Empresas (MPEs) estavam inadimplentes em agosto – o valor recorde representa um aumento de 5% em relação ao mesmo mês do ano passado. Não é só.

O mesmo estudo constatou que as MPEs respondem por quase 90% do total de empresas com contas em atraso no país, o que expressa a gravidade da situação. Entre as pessoas físicas, o calote também é motivo de preocupação. Três em cada 10 famílias brasileiras estão com as contas atrasadas, e o número permanece em patamares elevados há um bom tempo.

Para especialistas, o quadro tende a melhorar com a queda dos juros, que tornará o crédito mais barato. A próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que determina as diretrizes da taxa Selic, será em 1º de novembro.

Marmitas são a nova aposta do fundador do Habib’s
O empresário Alberto Saraiva fez fama ao transformar a rede de restaurantes populares Habib’s em um conglomerado com 300 unidades no país e faturamento anual de R$ 2,7 bilhões. Agora, Saraiva aposta as suas fichas nas tradicionais marmitas. Sua marca recém-lançada, a Mita, vende pratos prontos – de feijoada a bobó de camarão – pelo sistema de delivery com preços a partir de R$ 29,90. A fórmula, portanto, é a mesma do Habib’s: valores baixos para atrair o maior número possível de clientes.

"Se continuarem demonizando o petróleo, o mundo vai conviver com escassez de oferta, o que significará preço alto"

Adriano Pires, sócio-fundador do Centro Brasileiro de Infraestrutura


 

Amazon começa a vender produtos usados no Brasil

Nos últimos anos, preocupações ambientais fizeram o mercado de produtos de segunda mão crescer em ritmo veloz e começaram a chamar atenção de grandes empresas. Atenta ao movimento, a Amazon decidiu criar uma divisão de negócios para explorar o ramo. Chamada “Amazon Quase Novo”, ela abrange 14 categorias de itens usados – são brinquedos, smartphones, livros e utensílios de cozinha. Os descontos variam a depender do estado de conservação da mercadoria, mas podem chegar a 35% do valor original.
 

Na GM, funcionários são demitidos por telegrama

Nos últimos dias, funcionários de três fábricas da General Motors no Brasil – em São Caetano do Sul, São José dos Campos e Mogi das Cruzes, todas em São Paulo – foram informados, por telegrama e e-mails, que não fazem mais parte dos quadros da empresa. As demissões se devem, segundo a GM, à“queda nas vendas e exportações.” O curioso é que, em seu último balanço, a montadora informou que, de abril a junho, os negócios cresceram 18% em relação ao mesmo período do ano passado.
 

Rapidinhas

  • A Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, a consultoria empresarial Atlantic Hub e a empresa de telecomunicações No Gap Ventures estão organizando uma série de atividades em Portugal para promover o trabalho de empresas e startups brasileiras durante o WEB Summit, que será realizado de 12 e 17 de novembro em Lisboa.

  • A ideia é conectar empresários, empreendedores e investidores brasileiros com o ecossistema empreendedor de Portugal. Entre as empresas que já embarcaram na missão Web Summit está a Farfetch, plataforma que atende o mercado on-line de moda de luxo, e a EDP Ventures, braço de capital de risco do grupo EDP.

  • O programa de renegociação de dívidas Desenrola Brasil, lançado pelo governo federal em outubro, trouxe resultados efetivos para diversos setores. Em apenas uma semana, a operadora Tim fechou acordos com 97% dos clientes que entraram na plataforma para negociar débitos. Do total, 85% acertaram o pagamento da dívida à vista.

  • detalhe de bola de basquete com a logomarca da nba
    A próxima temporada da NBA terá maior arrecadação de patrocínios da história (foto: Garrett Ellwood/NBAE/Getty Images/AFP)
    A próxima temporada da NBA, que começa em 24 de outubro, começa com um recorde: a maior arrecadação de patrocínios da história. Segundo a agência IEG Research, os valores somaram US$ 1,66 bilhão, 1,3% acima da edição passada. Parte do desempenho deve ser atribuída à nova patrocinadora Hisense, empresa chinesa de eletrônicos.
 

54%

é a redução do CO2 emitido por uma pessoa que trabalha todos os dias em home office, segundo estudo da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, em parceria com a Microsoft. A pesquisa levou em conta a diminuição dos deslocamentos e o menor consumo energético

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