(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas MERCADO S/A

Tensão no Oriente Médio pode fazer preço do petróleo disparar

Após os ataques do grupo extremista Hamas a Israel, há boa chance de o conflito se estender a países que são grandes produtores de petróleo


10/10/2023 04:00 - atualizado 10/10/2023 08:25
816

Jean Paul Prates, presidente da Petrobras
Jean Paul Prates, presidente da Petrobras (foto: MAURO PIMENTEL/AFP)


Se já estava complicado para as maiores economias do mundo segurarem a inflação, provavelmente a partir de agora o trabalho será redobrado. Após os ataques do grupo extremista Hamas a Israel, há boa chance de o conflito se estender a países que são grandes produtores de petróleo. Se, de fato, isso ocorrer, o preço do combustível tende a aumentar, o que provocará impactos na inflação.

Ontem, as ações da Petrobras subiram com força na B3, a bolsa de São Paulo, diante da perspectiva de alta da cotação internacional do petróleo. “Na guerra, provavelmente vai ter aumento de volatilidade do petróleo e haverá variações muito especulativas em cima disso”, disse Jean Paul Prates (foto), presidente da Petrobras.

Outro complicador para o descontrole de preços é a economia aquecida nos Estados Unidos. Com empregos e consumo em alta, a inflação encontra o cenário perfeito para prosperar. Ou seja: o final de ano deverá trazer desafios para a conjuntura econômica mundial.

WhatsAPP é o canal preferido de empresas e consumidores

O WhatsApp é a ferramenta de comunicação preferida pelos consumidores na hora de falar com as empresas, revela pesquisa feita pelo International Data Corporation (IDC) e encomendada pela Yalo, principal plataforma de comércio conversacional do mundo. A ferramenta da Meta é a preferida de 88% dos entrevistados, seguida pelas redes sociais (77%) e pelo e-mail (59%). O estudo indica ainda que o WhatsApp é o canal de comunicação mais usado por empresas no Brasil, adotado por 95% delas.

Claudia Goldin, Americana que ganhou o prêmo Nobel de Economia por sua pesquisa sobre o abismo que separa homens e mulheres no mercado de trabalho
Claudia Goldin, Americana que ganhou o prêmo Nobel de Economia por sua pesquisa sobre o abismo que separa homens e mulheres no mercado de trabalho: "Nunca teremos igualdade de gênero até que tenhamos equidade entre os casais" (foto: GETTY IMAGES/AFP )

Grandes redes de farmácias avançam pelo país

Basta andar pelas ruas das grandes cidades para confirmar o fenômeno: as farmácias estão em alta no Brasil. De acordo com o Conselho Federal de Farmácias, existem 90 mil estabelecimentos no país, quase o dobro do número observado no in&iac ute;cio do século. O movimento foi liderado pelas grandes redes. A Farmais é um exemplo dessa expansão. Em outubro, a empresa abrirá nove lojas no país pelo sistema de franquias. Atualmente, a empresa possui 225 unidades em nove Estados.

Debate sobre redução da jornada de trabalho chega do Brasil

As discussões sobre a redução da jornada de trabalho chegaram ao Brasil. Em audiência à Comissão de Direitos Humanos do Senado, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que “passou da hora” de debater o tema. Marinho tem razão. Na Europa, estudos feitos com milhares de funcionários e centenas de empresas mostraram que a semana de quatro dias surpreendentemente aumenta a produtividade. Com a perspectiva de folgar na sexta-feira, as pessoas são mais produtivas nos outros dias.

39 milhões

de brasileiros trabalham na informalidade, número superior aos 37 milhões que têm carteira assinada. Os dados são do IBGE

Rapidinhas

O Banco Master lançou seu Programa de ESG, que prevê a criação de um fundo de investimento voltado para crédito de carbono e tecnologias de alto impacto ambiental, além do desenvolvimento de um projeto voltado para equidade racial e de gênero. A iniciativa será liderada pela ex-ministra da Secretaria de Governo de Jair Bolsonaro, Flávia Peres.

No mês em que é celebrado o Dia das Crianças, a plataforma de comércio OLX fez um levantamento sobre as vendas de brinquedos clássicos dos 1980 e 1990. Os blocos de montar, como o Lego, lideraram os rankings dos mais procurados, vendidos e anunciados em setembro, seguidos pelo inesquecíveis Velotrol e Banco Imobiliário.

As vendas de cimento, um termômetro importante para indicar o fôlego da economia brasileira, estão em queda no país. Em setembro, elas recuaram 5,1% em relação ao mesmo mês de 2022, segundo levantamento do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (Snic). Em relação a agosto, a queda foi ainda mais expressiva: 13%.

O crédito acelerou em 2023. De acordo com estimativa feita pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a concessão de empréstimos crescerá 7,6% em relação a 2022, o que é resultado sobretudo do início do ciclo de corte de juros. Para o ano que vem, a entidade estima um avanço parecido, em torno de 8%.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)