(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas VINHO COMBINA COM FRIO

Não sei se já te contaram, tem vinícolas em Minas arrasando nos vinhos

A terra do queijo e do café quer conquistar o título de produtora de vinho. Pra que visitar o Sul do Brasil se, aqui nas Gerais, os vinhos são tão bons?


02/05/2023 16:14 - atualizado 09/05/2023 19:52
681

 tempo frio
Com a chegada do tempo frio nada melhor que tomar um bom vinho para esquentar o corpo e a alma (foto: Quinta do Campo Alegre/Divulgação)

O vinho tem um poder transformador, ele cura a alma e liberta a mente dos maus pensamentos. Para corações aflitos, serve de amigo, de alento e de consolo. Na Grécia antiga, o filósofo Sócrates (469-399 a.C) nutria desta bebida para provar o pensamento que o autoconhecimento é o maior milagre da vida: “o vinho molha e tempera os espíritos e acalma as preocupações da mente..." 
 
 
No país da cerveja, principalmente agora com as artesanais na crista da onda, não é todo brasileiro que é familiarizado com os diversos tipos de uvas: cabernet sauvignon, merlot, pinot noir, chardonnay, sauvignon blanc, tempranillo, syrah, malbec e carmenère. São elas que definem se um vinho será produzido tinto, branco, rosé, espumante, frisante ou de sobremesa. E mais ainda,  se o vinho será seco, demi-sec, brut, suave ou encorpado. Não é preciso ser enólogo para se tornar bom entendedor dos vinhos e se aventurar nesse admirado mundo de Baco.
Vinhedos
Minas ganha destaque com o cultivo de uvas em regiões montanhosas e mais frias do estado (foto: Vinho Luiz Porto/Divulgação)

Já ouviu falar no enoturismo? É o turismo motivado pela apreciação e degustação dos sabores e aromas de vinhos. E essa prática não é exclusividade da Região Sul do país. Em Minas Gerais também é possível encontrar roteiros e desfrutar dessa experiência. Muitos dos produtores que estão à frente dessas vinícolas são descendentes de imigrantes italianos e herdaram a paixão e o apreço pelas bebidas provenientes das uvas. As terras altas de Minas  – Serra da Mantiqueira, no Sul de Minas e Cordilheira do Espinhaço, no Alto Jequitinhonha – são consideradas grandes produtoras de vinhos finos no país, fazendo das regiões importantes pólos do enoturismo brasileiro. 

Listamos algumas vinícolas de Minas Gerais, que são abertas para visitação dos turistas. Tinto, branco, rosé, de paladar seco, semi-seco ou suave, sempre se encontra um tipo de vinho perfeito para harmonizar com cada uma das delícias mineiras. Nosso estado está indo além da combinação na mesa e se tornando destaque na produção, já com rótulos premiados, e também no enoturismo, prática que consiste em visitar destinos relacionados à produção de vinho. Bora conhecer? Tim-tim!

Diamantina

 Quinta do Campo Alegre
Ao ar livre, a Vinícola Quinta do Campo Alegre, em Diamantina, oferece uma experiência única na degustação dos vinhos finos (foto: Quinta do Campo Alegre/Divulgação)

Quem diria que Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, bem na terra de JK, Chica da Silva, da seresta e dos diamantes, são produzidos os melhores vinhos do Brasil. E, não é de hoje.  A cidade localizada a 298 quilômetros de Belo Horizonte, e a 1.300 metros de altitude foi uma das primeiras cidades a produzir vinhos no Brasil e em toda a América. Os vinhos já existiam em Diamantina bem antes da chegada dos imigrantes europeus, principalmente italianos, que vieram para o Brasil no final do século 19 e começaram a produzir vinhos, principalmente na região Sul do país. Hoje, a vinícola Quinta do Campo Alegre coloca Diamantina na rota mundial dos dos vinhos de alta qualidade, inclusive, reconhecida nacionalmente por especialistas e apreciadores de vinhos finos, de qualidade no Brasil. Nela, é possível fazer uma visita guiada onde se caminha entre os vinhedos, conhece a produção dos vinhos, aprende sobre degustação em uma verdadeira viagem pela história do vinho em Minas Gerais. Imperdível!

Cordislândia

Luiz Porto
Na vinícola Luiz Porto, a bebida é envelhecida em barricas de carvalho para acentuar o sabor e o frescor (foto: Vinho Luiz Porto/Divulgação)
Moderna, que associa espaço e tecnologia na elaboração de vinhos finos, a vinícola Luiz Porto conta com excelente estrutura com tanques em aço inox, barricas de carvalho francês e americano e todo maquinário importado da Itália, conseguindo processar as uvas totalmente, desde o vinhedo até o engarrafamento. A visita é realizada mediante agendamento e os turistas podem conhecer o processo, passear a cavalo pelos vinhedos, degustar e ainda adquirir as garrafas na loja.

Três Corações

Vinho Primeira Estrada/Divulgação
Localizada da Serra da Mantiqueira, vinícola Primeira Estrada produz vinhos finos a partir da paixão de seus sócios, franceses e brasileiros, pela bebida (foto: Vinho Primeira Estrada/Divulgação)
 
Na terra de nascimento do rei Pelé e da antiga Estrada Real, a vinícola Primeira Estrada é a união da paixão por bons vinhos e o desejo de inovar no segmento. Seus sócios, brasileiros e franceses, buscam desenvolver produtos de alta qualidade, respeitando as melhores práticas do mercado. Os vinhos são produzidos seguindo rigorosos processos de qualidade, incluindo o desenvolvimento das mudas das videiras. As visitas na adega são mediante agendamento.


Andradas

Casa Geraldo
Quem visita a Casa Geraldo, em Andradas, conhece o processo de fabricação do vinho, do terroir à degustação da bebida dos deuses (foto: Casa Geraldo)
 
Conhecida como “A Terra do Vinho”, Andradas é uma cidade que oferece opções para quem gosta de contato com a natureza e aventura. Os amantes do vinho podem conhecer uma das seis vinícolas da cidade abertas à visitação, entender os processos de fabricação e, ao final, degustar os vinhos feitos por ali. Para quem quer levar para casa, existem diversas lojas especializadas e com preços que agradam a todos os tipos de bolsos. Se você é aventureiro, não deixe de fazer o passeio de balão sobrevoando as vinícolas de Andradas. A produção e a história da vinícola Casa Geraldo passa de geração para geração. Durante a visita guiada, os turistas podem conhecer a vinícola e ainda fazer um curso de degustação com duração de um dia, no qual os participantes são orientados por enólogos para aprender o passo a passo da arte da degustação, além de noções básicas de cultivo de uva e elaboração dos vinhos.

Três Pontas

 vinícola Maria Maria
Premiados vinhos da vinícola Maria Maria, na cidade de Três Pontas, na Serra da Mantiqueira (foto: Vinho Maria Maria)
 
A fazenda cafeeira divide espaço com as mudas para a produção de vinho. A vinícola Maria Maria está aberta à visitação mediante agendamento, e é possível degustar os exemplares produzidos. No ano passado, o vinho Cabernet Sauvignon Gran Reserva de 2018 conquistou a medalha de Ouro Brazil Wine Challenge 2022. Já o Graça Sauvignon Blanc de 2021 conquistou Prata pela revista Decanter; Prata Internacional Wine Challenge 2022 e Ouro Brazil Wine Challenge 2022. E o vinho Erica Syrah Gran Reserva de 2018 também foi Ouro Brazil Wine Challenge 2022. No local há também um restaurante, onde os turistas podem desfrutar de um almoço harmonizado.

Santana dos Montes

vinícola Dos Montes
Que tal apreciar um bom vinho numa adega intimista, com barris de carvalho? Na vinícola em Santana dos Montes, você pode (foto: Vinícola Dos Montes )
 
Os vinhos da vinícola Dos Montes são produzidos na Fazenda Guarará, com uvas do parreiral da propriedade. O turista pode passear pela plantação e degustar as variedades merlot, shiraz, cabernet franc e tempranilo, numa adega intimista, com barris e garrafas na decoração, tudo à meia luz. O dono da vinícola tem também o Hotel Fazenda da Chácara, onde os hóspedes podem tomar os rótulos produzidos na Fazenda Guarará, distante seis quilômetros dali.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)