
Branco Mello passa por cirurgia para tratar câncer; conheça os sintomas
Este é a terceiro tratamento desse tipo que Branco enfrenta. Ele tratou um câncer na laringe em 2021, e, em 2023, removeu um tumor na língua
Mais lidas
compartilhe
Siga noBranco Mello, 62, foi submetido a uma cirurgia nesse domingo (4/8) após a descoberta de um novo tumor.
Leia mais: Perda da qualidade da voz: o problema que assombra vários cantores
O vocalista e baixista da banda Titãs retirou um pequeno tumor localizado em uma das amígdalas. O câncer foi detectado em um exame de rotina.
Sucesso da cirurgia
Angela Figueiredo, mulher de Branco, atualizou os fãs sobre o estado de saúde do músico. "Amigos, queremos agradecer por tantas mensagens carinhosas e positivas que recebemos nesses últimos dias. Branco está bem, iniciando o período de recuperação. A cirurgia foi um sucesso!", celebrou, em publicação no Instagram.
Este é a terceiro tratamento desse tipo que Branco enfrenta. Ele tratou um câncer na laringe em 2021, e, em 2023, removeu um tumor na língua.
25/07/2024 - 17:00 Check-up ocular pode ajudar a prevenir doenças silenciosas 31/07/2024 - 10:09 Câncer: exame de sangue ajuda a diagnosticar risco para tumores malignos 03/08/2024 - 11:30 Agosto Branco: combate ao tabagismo mira também o cigarro eletrônico
Sobre a doença
O câncer de cabeça e pescoço é uma definição genérica para tipos de tumores malignos que podem aparecer na boca, na orofaringe, na laringe (cordas vocais), no nariz, nos seios nasais, na nasofaringe, na órbita, no pescoço e na tireoide.
De acordo com a Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC), esse tipo de câncer é o sexto mais incidente no mundo.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil registra cerca de 40 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço a cada ano. Só em 2022, de acordo com o Instituto, são esperados mais de 36.600 novos casos da doença.
Sinais e sintomas
Os sintomas podem incluir o aparecimento de um nódulo, uma ferida que não cicatriza, irritação ou dor de garganta que não melhora, dificuldade para mastigar, engolir, mover a mandíbula ou a língua, dormência na boca, área avermelhada ou esbranquiçada nas gengivas, língua, amígdala ou revestimento da boca, mau hálito persistente e alterações na voz ou rouquidão.
Leia também: Autoexame: conheça 6 passos para identificar sinais de câncer bucal
Diagnóstico
Um dos principais desafios para o câncer de cabeça e pescoço é o diagnóstico precoce. De acordo com o Inca, no Brasil, 76% dos casos desse tipo de câncer só são diagnosticados em estágios avançados, o que dificulta o tratamento e reduz as chances de cura,
Com informações da Folhapress