Ter uma dicção clara e precisa é importante não apenas para a comunicação, mas também para a autoconfiança e a imagem pessoal -  (crédito: Freepik)

Ter uma dicção clara e precisa é importante não apenas para a comunicação, mas também para a autoconfiança e a imagem pessoal

crédito: Freepik

 

Uma dicção clara e precisa é importante por várias razões. Em primeiro lugar, ajuda a garantir que a mensagem que deseja transmitir seja compreendida corretamente pelo público. Uma dicção confusa ou incorreta pode levar a mal-entendidos, frustração e até mesmo à perda de credibilidade. Além disso, em contextos profissionais, uma boa dicção é frequentemente associada a uma imagem de competência e confiança.

Felizmente, existem orientações e técnicas que podem ajudar a melhorar a dicção e aprimorar a qualidade da comunicação. 

Dicas práticas para melhorar a dicção

A fonoaudióloga e especialista em comunicação, Mirna Abou Rafée, destaca que uma das formas mais eficazes de melhorar a dicção é ler em voz alta exagerando na articulação das palavras. Ao ler textos variados, como notícias, artigos, poemas ou discursos, é possível praticar a pronúncia correta das palavras, a entonação adequada e o ritmo da fala.

Leia: Adeus ao medo de falar em público 

Além disso, a leitura em voz alta também ajuda a desenvolver a fluência e a compreensão do texto. Durante a leitura, é importante prestar atenção especial a palavras que se tem dificuldade para pronunciar corretamente.

Trava-línguas

Outra forma de aprimorar a dicção é fazer exercícios para fortalecer os músculos da boca e da língua. "Esses músculos são essenciais para a articulação das palavras e, portanto, é importante que sejam exercitados. Exercícios como pronunciar sequências de sons difíceis, como trava-línguas, podem ajudar a fortalecer esses músculos e melhorar a articulação das palavras", recomenda Mirna Abou Rafée.

Quem nunca suou para dizer a frase “três pratos de trigo para três tigres tristes”? "Apesar de o trava-línguas ser um desafio para todo mundo, existem pessoas que precisam fazer mais esforço para articular essas palavras. E tudo isso por conta de uma dificuldade na dicção", diz a fonoaudióloga.

Além disso, é importante prestar atenção à respiração ao falar. "A respiração adequada é fundamental para uma boa dicção. Praticar exercícios de respiração profunda pode ajudar a controlar o fluxo de ar ao falar e garantir uma dicção mais clara e precisa. É importante também evitar falar muito rápido, pois isso pode resultar em palavras atropeladas e dificuldade de compreensão. Falar em um ritmo mais pausado permite uma articulação mais precisa das palavras", avisa a fonoaudióloga.

Leia: Jovem com voz de Renato Russo conquista a web

Outra dica importante da fonoaudióloga é gravar-se falando e ouvir as gravações: "Isso pode ajudar a identificar áreas onde a dicção pode ser aprimorada. Se possível, peça a alguém de confiança para fornecer feedback construtivo. Dessa forma, é possível identificar quais palavras e sons precisam de mais atenção e trabalhar especificamente nessas áreas".

Autoconfiança e imagem pessoal

Além das dicas mencionadas, é importante lembrar que cada pessoa pode ter dificuldades diferentes na dicção. Portanto, é importante estar atento às próprias necessidades e buscar sempre aprimorar a comunicação. A prática constante e a busca por feedbacks são essenciais para melhorar a dicção e garantir uma comunicação clara e eficaz, indica Mirna Abou Rafée.

“Ter uma dicção clara e precisa é importante não apenas para a comunicação, mas também para a autoconfiança e a imagem pessoal. Ao seguir as dicas mencionadas e praticar regularmente, é possível aprimorar a dicção e conquistar uma fala mais articulada e confiante. Lembre-se de que a comunicação é uma habilidade que pode ser aperfeiçoada e que, com dedicação e esforço, é possível alcançar uma dicção de qualidade" , garante Mirna Abou Rafée.