As canetas emagrecedoras são medicamentos inicialmente utilizados no tratamento de diabetes e que apresentam como efeito colateral a redução de peso -  (crédito: Freepik)

As canetas emagrecedoras são medicamentos inicialmente utilizados no tratamento de diabetes e que apresentam como efeito colateral a redução de peso

crédito: Freepik

 

A menos de um mês do início do verão, a busca pela boa forma aumenta e a procura por alternativas para perda de peso rápida também cresce. E uma das novidades queridinhas no mercado são as canetas emagrecedoras, medicamentos inicialmente utilizados no tratamento de diabetes e que apresentam como efeito colateral a redução de peso. “São opções acessíveis nas drogarias, que não exigem prescrição médica para comprar, e já têm cases comprovando a eficácia, o que atrai os pacientes muitas vezes a arriscarem sua saúde com a automedicação, sem nenhuma avaliação prévia com especialista e tampouco orientação”, destaca Elaine Dias JK, PhD em endocrinologia pela Universidade de São Paulo (USP) e metabologista.

A médica especialista em emagrecimento explica que “as canetas emagrecedoras atuam na região do hipotálamo, no núcleo arqueado onde está localizado o centro da fome, saciedade e gasto energético basal. Atuam, ainda, no sistema límbico, que influencia o controle da fome. Mas, não há milagre, é preciso um plano de tratamento”.

Segundo dados do levantamento Vigitel Brasil 2023 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), divulgados pelo Ministério da Saúde (MS), a frequência de excesso de peso foi de 61,4% em todo país, sendo maior entre os homens (63,4%) do que entre as mulheres (59,6%).

Leia: Ozempic para emagrecer viraliza; médica faz alerta sobre efeitos colaterais

Para esclarecer todas as dúvidas sobre as canetas emagrecedoras, antes do paciente se automedicar, a endocrinologista pontua alguns mitos e verdades sobre o medicamento. São eles:

- As canetas emagrecem rapidamente? Verdade. Um paciente é considerado bom respondedor quando emagrece mais de 0,5kg por semana, menos que isso, é ideal que o médico responsável reveja a estratégia.

- O resultado é duradouro? Mito. O medicamento age enquanto está sendo aplicado. Para obter melhor resultado, é necessária a mudança no estilo de vida com uma alimentação saudável e restrição calórica, além de atividade física regular, no mínimo 150 minutos por semana e planejamento alimentar. Caso contrário, pode ocorrer o reganho do peso.

- As canetas são vendidas livremente nas farmácias? Verdade. Não é necessário prescrição médica por se tratar de um medicamento seguro, praticamente sem contraindicações e não ter potencial de vício. Mas, por esse motivo, está ocorrendo o uso abusivo e muitos casos de efeitos colaterais. Mesmo que não precise de receita, é necessário acompanhamento médico, em especial para orientações medicamentosas quando se tem efeitos colaterais e para avaliar se tem outras doenças a serem tratadas, principalmente alterações hormonais e metabólicas que não permitem um emagrecimento saudável.

- Qualquer pessoa pode comprar e aplicar? Mito. Ozempic é contraindicado no caso de histórico de pancreatite,  neoplasia endócrina múltipla (NEM2), histórico de carcinoma medular da tireoide, gravidez e amamentação.

- As canetas são o método mais moderno e eficaz? Verdade. Esse tipo de molécula é o futuro para tratamento de diabetes tipo 2 e obesidade. É seguro e eficaz, é um análago de um hormônio produzido no intestino que é o GLP1. Existem vários estudos mostrando a eficácia e segurança dessas moléculas. Atualmente, foi publicado o estudo SELECT demonstrando que pacientes obesos, com doença cardíaca, usando semaglutida 2,4mg por semana reduziram em 20% os eventos cardíacos em comparação com o grupo que estava usando placebo.

Leia: Europa investiga Ozempic e outras injeções de perda de peso por 'pensamentos suicidas' de usuários

- Os tratamentos com as canetas causam muitos enjoos? Verdade. Este é o efeito colateral mais comum, mas, pode ter também vômitos, diarreia, constipação, cansaço e desânimo. Os efeitos colaterais podem ser reduzidos com orientação e acompanhamento médico.

- Há melhora na qualidade de vida? Verdade. As canetas emagrecedoras ajudam no emagrecimento e controle glicêmico, o que acaba melhorando muito a disposição, cansaço, fadiga, qualidade do sono, autoestima e até depressão.

- Os tratamentos com as canetas emagrecedoras reduzem gordura localizada? Mito. O medicamento reduz a fome fisiológica e emocional e aumenta a saciedade, o que leva ao emagrecimento, mas não tem ação direta na gordura localizada.

- As canetas reduzem a fome? Verdade. O principal mecanismo de ação é a redução da fome fisiológica e emocional por ação direta no centro da fome no hipotálamo e no sistema límbico.

- Elas podem ser usadas continuamente? Verdade. Podem ser usadas a vida inteira, principalmente em pacientes com diabetes tipo 2 e obesidade graus 2 e 3. Vários estudos mostraram eficácia e segurança no uso contínuo dessas moléculas.

- O tratamento com as canetas é eficaz na fase da menopausa? Verdade. A menopausa é um período conturbado hormonal e metabolicamente. Mas, quando conseguimos ajustar todas as alterações, os resultados são excelentes.