ELEIÇÕES 2026

Alessandro Vieira prevê questionamento pós-eleições: 'Absurdo do TSE e STF'

Senador do MDB-SE critica decisão de ampliar o horário de votação no segundo turno e afirma que resultado será contestado judicialmente, independentemente de quem vencer a disputa

Publicidade
Carregando...

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) afirmou neste domingo (25/10) que o resultado das eleições presidenciais será alvo de questionamento judicial, independentemente de quem vencer a disputa. A declaração foi publicada na rede social X, em meio à confusão provocada pela prorrogação do horário de votação.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

"Parabéns para todos os envolvidos: o resultado das eleições será objeto de questionamento judicial, independentemente do vencedor. É mais um absurdo que conta com a participação direta de ministros do TSE e STF”, escreveu o parlamentar.

A manifestação ocorreu após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin determinar de última hora a ampliação do horário de votação do segundo turno até as 19h deste domingo. A medida foi posteriormente esclarecida para valer apenas nas seções eleitorais em que a votação ainda não havia sido encerrada.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

A decisão provocou confusão em locais onde as urnas já haviam sido fechadas, os votos contabilizados e os boletins de urna impressos. O episódio também gerou questionamentos sobre os procedimentos adotados pela Justiça Eleitoral.
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, por exemplo, informou que não havia possibilidade de reabertura de urnas fechadas e que seriam mantidas apenas as que ainda estavam em funcionamento no horário da decisão. 

No comunicado, Vieira não detalhou quais medidas judiciais poderiam ser adotadas nem apresentou fundamentos jurídicos para a previsão de contestação do resultado.

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay