Milton Campos promove sabatinas com candidatos ao Senado e ao governo de MG
Faculdade em Nova Lima promove entrevistas em auditório da instituição, abertas ao público; sabatina segue até 18 de agosto
compartilhe
SIGA
A Faculdade de Direito Milton Campos promove, a partir desta segunda-feira (10/8), uma série de sabatinas com candidatos ao Senado e ao governo de Minas Gerais. No primeiro dia de evento, o pré-candidato ao Senado pelo Partido Novo, Marco Antônio Costa, conhecido como “Superman”, foi entrevistado por professores da universidade, além do presidente da instituição e um representante do grupo estudantil.
O deputado federal e pré-candidato ao Senado Domingos Sávio (PL) também havia confirmado presença, mas cancelou sua participação de última hora por “reuniões e demandas inadiáveis” em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas.
O objetivo da Semana Eleitoral é trazer ao debate público temas que rodeiam a política brasileira. Na visão de João Batista Pacheco Antunes de Carvalho, presidente da Milton Campos, a iniciativa pretende promover o diálogo e o conhecimento sobre os candidatos.
“A ideia foi participar dessa festa da cidadania e fazer algo que a universidade nunca deveria ter aberto mão, que é do diálogo, do debate respeitoso, entre ideias, e não um embate entre pessoas”, afirmou.
Leia Mais
Segundo ele, a iniciativa é válida para que a população, em especial estudantes de direito, possam conhecer os candidatos, que “podem mostrar, especialmente aos jovens, um especial destaque para o jovem estudante de direito, que a cidadania e o direito estão totalmente imbricados”.
A ideia surgiu do Diretório Acadêmico. Em conversa com o Estado de Minas, o diretor do D.A., Gustavo Oliveira dos Santos, contou que a motivação pelo evento se deu pela alta presença de ex-alunos e docentes no pleito, ilustrados pelo atual governador de Minas Gerais, Mateus Simões (PSD), e o ex-presidente da Câmara Municipal Gabriel Azevedo (MDB), que concorrem ao Palácio Tiradentes.
“Somos a única faculdade do estado de Minas Gerais que está promovendo essas sabatinas com os candidatos ao governo e ao Senado”, contou. Mediada pelo presidente da faculdade, as sabatinas contam com a presença de professores-referência no direito eleitoral e abordam questões formuladas pelos estudantes.
Ausência de Domingos Sávio
A presença do deputado federal e candidato a senador estava confirmada até o horário do debate, mas informou, por meio da assessoria, que “reuniões e demandas inadiáveis” em Divinópolis o fizeram cancelar sua participação no evento estudantil.
De acordo com a assessoria de Sávio, em razão da demora na definição da chapa do PL que concorrerá ao governo de Minas Gerais, principalmente do cargo-chefe, o deputado federal esteve na cidade do Centro-Oeste mineiro até 10h30 desta manhã, uma hora depois do horário marcado para o início da sabatina. Uma propaganda eleitoral também deixou de ser gravada em Belo Horizonte em razão do conflito de agenda.
Apesar do cancelamento, o pré-candidato se colocou à disposição para uma nova data. O novo agendamento ainda não foi definido.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Programação
Até esta segunda-feira, quatro pré-candidatos já estavam confirmados na Semana Eleitoral, que se estende, a princípio, até 18 de agosto. A agenda pode ser ampliada com novas confirmações, uma vez que todos os pré-candidatos ao Senado e ao governo estadual foram convidados.
- 11 de agosto (terça-feira), às 9h: Gabriel Azevedo, candidato ao governo de Minas Gerais
- 13 de agosto (quinta-feira), às 9h: Mateus Simões: candidato ao governo de Minas Gerais
- 14 de agosto (sexta-feira), às 9h: Alexandre Kalil: candidato ao governo de Minas Gerais
- 17 de agosto (segunda-feira), às 9h: Patrus Ananias: candidato ao governo de Minas Gerais
- 18 de agosto (terça-feira), às 9h: Flávio Roscoe: candidato ao governo de Minas Gerais