Genial Quaest: pesquisa aponta se política vai atrapalhar a ceia de Natal
Levantamento também perguntou aos entrevistados se o Natal e os presentes deste ano serão ou não mais fartos do que o anterior
compartilhe
SIGA
A disputa política vai atrapalhar a ceia de Natal? Para a maioria da população, não. É o que revela a pesquisa do instituto Genial Quaest, que ouviu 2.004 pessoas, acima de 16 anos, entre os dias 11 e 14 de dezembro. O nível de confiança é de 95%; e a margem de erro, de dois pontos percentuais.
Leia Mais
De acordo com o levantamento, 87% das pessoas afirmaram que a política não vai atrapalhar a participação de familiares na ceia natalina. Outros 11% acreditam que algum parente deixará de comparecer ao encontro por divergências nesse tema.
A maioria (85%) também pretende se reunir com a família para comemorar a data, enquanto 13%, não. Os números são similares à pesquisa feita em dezembro de 2022 e 2023.
Apesar da maioria acreditar que a política não vai atrapalhar o encontro familiar do Natal, 21% dos brasileiros têm algum ou muito receio de que isso aconteça, contra 76% dos que não têm nenhum temor com relação ao tema.
Gastos no Natal
O levantamento também perguntou aos entrevistados se o Natal e os presentes deste ano serão ou não mais fartos do que o anterior. Segundo 37%, a ceia de Natal será menos farta do que a do ano passado. Para 36%, será igual; e para 23%, mais farta.
Metade dos brasileiros (50%) respondeu que vai comprar menos presentes do que no ano passado, enquanto 27% vão gastar a mesma quantidade, e 19% vão comprar mais.
Veja os números
Política e encontros familiares:
• 87% afirmaram que a política não vai atrapalhar a ceia de Natal.
• 11% acreditam que algum parente deixará de comparecer por divergências políticas.
• 85% dos brasileiros pretendem se reunir com a família, enquanto 13% não pretendem.
• 21% têm algum ou muito receio de conflitos políticos durante o encontro, contra 76% que não possuem nenhum temor.
Expectativa de consumo e fartura:
• 37% acreditam que a ceia será menos farta que a do ano anterior.
• 36% esperam que a ceia seja igual e 23% acreditam que será mais farta.
• 50% dos entrevistados responderam que vão comprar menos presentes este ano.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
• 27% vão gastar a mesma quantidade em presentes e 19% comprarão mais.