VETOS

Zema veta projetos para mulheres, PCDs e LGBTs no Plano Plurianual de 2025

O governador alegou inconstitucionalidade e "contrariedade ao interesse público"

Publicidade

Ações que beneficiam mulheres em situação de vulnerabilidade social e risco de violência, pessoas com deficiência e a comunidade LGBTQIAPN+ ficaram de fora do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) para 2025. Nesta terça-feira (31/12), o governador Romeu Zema (Novo) publicou os vetos para o plano que norteia as prioridades do governo no Diário Oficial do Estado (DOE). 

O primeiro veto foi para a instituição de uma política de apoio e auxílio biopsicossocial aos cuidadores exclusivos de pessoas com deficiência e transtornos do neurodesenvolvimento. O chefe do Executivo alegou inconstitucionalidade e “contrariedade ao interesse público”. Sob a mesma justificativa, Zema vetou a promoção do atendimento integral à pessoa com deficiência de forma regionalizada. 

Entre as proposições negadas pelo governador, está a inclusão do termo “pessoas LGBTQIA+” no programa de políticas de trabalho e emprego para o fomento à inclusão produtiva de mulheres. Zema vetou também o programa de enfrentamento à violência política contra mulheres e o programa de enfrentamento à violência doméstica intrafamiliar contra as mulheres, que propunha a adoção de políticas de auxílio transitório às vítimas. 



Entenda o PPAG 

O Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) é um instrumento que define as estratégias, metas e diretrizes da administração pública estadual para um período de quatro anos. O plano é revisado anualmente para se adequar ao orçamento do próximo ano. Os programas que compõem o PPAG são como unidades básicas e funcionam como elementos integradores do planejamento, orçamento e gestão. 

Tópicos relacionados:

lgbqtia- pcds violenciadomestica zema

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay