
Prefeito reeleito com maior votação em Minas interrompeu campanha
Zé Aparecido, reeleito em Janaúba com 96,02% dos votos, ficou fora da cidade na reta final da campanha para realizar cirurgia cardíaca em Belo Horizonte
Mais lidas
compartilhe
Siga noO prefeito de Janaúba, José Aparecido Mendes Santos (PSD), conhecido como Zé Aparecido, foi reeleito com uma votação expressiva de 37.715 votos, correspondendo a 96,02% dos votos válidos, no primeiro turno das eleições municipais de 2024, realizadas no domingo (6/10). Essa conquista o posicionou como o candidato mais votado de Minas Gerais e o quarto no Brasil. Sua reeleição ocorreu em meio a uma situação peculiar, já que ele ficou afastado da campanha por mais de 30 dias devido a problemas de saúde que o levaram a ser submetido a uma cirurgia cardíaca.
Janaúba, a segunda maior cidade do Norte de Minas, com 70.699 habitantes, é conhecida como a "capital da banana". Zé Aparecido, que concorreu à reeleição praticamente como um candidato único, contou com o apoio de 10 partidos e de importantes lideranças locais. O vice-prefeito eleito é Huarrisson Cangussu, chamado de Bionicão, que preside o Sindicato Rural de Janaúba.
09/10/2024 - 15:40 CCJ da Câmara aprova PEC que limita decisões de ministros do STF 09/10/2024 - 16:34 Resultado de eleição faz prefeito perder três picapes Hilux 09/10/2024 - 17:23 'Belo Horizonte tem sido muito bem atendida por Lula', diz Fuad
O único adversário de Zé Aparecido foi o advogado Eugênio Soares, do partido Mobiliza, que recebeu 1.562 votos (3,98%) e teve a esposa, Eunice Reis Nascimento, como vice. No último domingo, em 41 cidades de Minas Gerais, os eleitores puderam votar em candidatos únicos para o cargo de prefeito.
O prefeito interrompeu suas atividades eleitorais no dia 31 de agosto após sofrer um mal súbito durante a campanha. Inicialmente atendido em um hospital local, ele foi internado por mais de uma semana no Hospital Dilson Godinho, em Montes Claros. No dia 13 de setembro, Zé Aparecido retornou a Janaúba, mas permaneceu ausente das atividades de campanha devido a um diagnóstico de problema cardíaco.
Ele foi posteriormente encaminhado para Belo Horizonte, onde se submeteu a uma cirurgia cardíaca no Hospital Biocor no dia 23 de setembro, realizada pelo cirurgião cardiovascular Leonardo Ferber. Zé Aparecido retornou a Janaúba no sábado (5/10), um dia antes do primeiro turno das eleições.
O prefeito afirmou que que ausência dele durante a campanha não prejudicou sua reeleição, destacando que sua equipe continuou o trabalho eleitoral normalmente, realizando reuniões com candidatos a vereador e lideranças nas comunidades. Ele enfatizou que, mesmo afastado fisicamente, manteve contato constante com sua equipe por meio de ligações e mensagens.
Zé Aparecido atribui sua alta taxa de aprovação e a vitória nas urnas ao trabalho realizado em sua gestão, que priorizou investimentos em saúde, educação e infraestrutura. “A aprovação e a votação que tivemos nas urnas consistem na síntese da nossa ação desde o primeiro dia da administração. Levamos para a área pública as mesmas ferramentas de eficiência da iniciativa privada”, afirmou.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
Antes de ser eleito para o primeiro mandato em 2020, Zé Aparecido atuou como administrador da Colonial Agropecuária e presidente do Sindicato Rural de Janaúba.