
Moraes autoriza réus do 8/1 em prisão domiciliar a votarem nas eleições
Atendendo a um pedido da DPU, a decisão também concede o mesmo direito no segundo turno das eleições municipais
compartilhe
Siga noO ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que os investigados réus do ataque de 8 de janeiro de 2023 em prisão domiciliar e com tornozeleira eletrônica possam votar no primeiro e segundo turno das eleições municipais deste ano. A decisão atende a um pedido feito pela Defensoria Pública da União (DPU).
Moraes é o responsável pelo julgamento dos atos golpistas — que culminaram na depredação dos prédios dos Três Poderes, em Brasília, por grupos que não aceitaram o resultado das eleições de 2022. Em resposta a DPU, o magistrado autorizou a "flexibilização de recolhimento domiciliar" de todos os investigados e réus desses inquéritos para que possam votar no intervalo das 9h às 11h.
03/10/2024 - 20:26 Datafolha: Marçal é rejeitado por 59% das mulheres, mas lidera entre homens 03/10/2024 - 20:30 Qual é o número de Guillherme Guimarães nas eleições de Montes Claros? 03/10/2024 - 20:35 PRF não pode realizar bloqueios durante as eleições, afirma Lewandowski
Os envolvidos foram sentenciados pela prática dos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
- Datafolha: veja os cenários de 2° turno em São Paulo
- Saiba quem lidera as pesquisas para prefeito em Belém
- Datafolha aponta empate triplo em São Paulo faltando três dias votação
A Defensoria assiste cerca de 200 pessoas. Desse total, pouco mais de 100 se encontram na situação de recolhimento domiciliar, com tornozeleiras eletrônicas. A maioria aguarda julgamento e outros já tiveram condenação em 1ª instância, mas recorrem da decisão, enquanto usam tornozeleiras e cumprem outras ordens de restrição.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia