
Milei agradece governo Lula por cuidar da embaixada argentina na Venezuela
Desafeto de Lula, Milei agradeceu ao Brasil por assumir a embaixada argentina em Caracas, na Venezuela. Argentina foi expulsa do corpo diplomático da Venezuela
Mais lidas
compartilhe
Siga noO presidente da Argentina, Javier Milei, agradeceu o Governo Lula (PT) por assumir a embaixada argentina em Caracas, na Venezuela. Desafeto do petista, no comunicado Milei não cita o nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se limitando a agradecer ao "Brasil" pela sua disposição. A declaração foi publicada em suas redes sociais, nesta quinta-feira (1º/8).
A decisão foi tomada após o governo venezuelano de Nicolás Maduro expulsar os corpos diplomáticos de países que não reconheceram a sua vitória no último domingo (28/7). A situação se desenrolou após o governo argentino criticar o que considerou ser uma "fraude eleitoral" nas eleições venezuelanas. Em razão da expulsão, o governo argentino pediu que o Brasil representasse seus interesses em Caracas.
- Leia: Milei denuncia fraude eleitoral de Maduro e não reconhece resultados na Venezuela
- Leia também: Sete países latino-americanos respondem à retirada de embaixadores da Venezuela
- E mais: Oposição usa nota do PT que reconhece eleição de Maduro para atacar Lula
"Agradeço enormemente a disposição do Brasil em assumir a custódia da Embaixada da Argentina na Venezuela. Agradecemos também a representação momentânea dos interesses da República Argentina e dos seus cidadãos ali. Hoje o pessoal diplomático argentino teve que deixar a Venezuela em retaliação do ditador Maduro pela nossa condenação da fraude que perpetraram no domingo passado", escreveu Javier Milei.
01/08/2024 - 08:25 Apoio a Maduro dentro do governo Lula municia oposição 01/08/2024 - 10:00 Por que PT mantém apoio a Maduro enquanto parte da esquerda critica 01/08/2024 - 11:07 Randolfe diz que eleição na Venezuela não tem "idoneidade"
Em seu comunicado, Milei ainda afirma que não tem dúvidas de que em breve "reabriremos a nossa Embaixada numa Venezuela livre e democrática". O presidente argentino, que já fez várias críticas ao presidente Lula e até o acusou de "corrupto" sem apresentar provas, desta vez destacou o que chamou de "fortes laços" entre Brasil e Argentina.
- Milei volta a atacar Lula: 'Grande dinossauro idiota'
"Os laços de amizade que unem a Argentina ao Brasil são muito fortes e históricos. A Venezuela respeitará, portanto, as disposições da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas e da Convenção de Viena sobre Relações Consulares", finalizou.