
Lula sobre nova presidente do México: 'Feliz por ser mulher progressista'
Presidente Lula disse que pretende viajar ao México em 2024 para fortalecer as relações comerciais com o país
Mais lidas
compartilhe
Siga noO presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou a vitória de Cláudia Sheinbaum, primeira mulher eleita presidente do México, nesta segunda-feira (3/6). Em suas redes sociais, o mandatário brasileiro classificou a conquista da presidente eleita como uma “vitória da democracia” e destacou que pretende viajar ao país em 2024 para fortalecer as “relações comerciais”.
Sheinbaum foi anunciada como a nova presidente pelo Instituto Nacional Eleitoral (INE), ainda na noite de domingo (2/6), com 58% dos votos. “Estou muito feliz com a vitória da Claudia Sheinbaum por ser uma mulher progressista à frente da presidência do México, uma vitória da democracia, e também pelo meu grande companheiro Andrés Manuel Lopéz Obrador que fez um governo extraordinário”, disse Lula.
Estou muito feliz com a vitória da @Claudiashein por ser uma mulher progressista à frente da presidência do México, uma vitória da democracia, e também pelo meu grande companheiro @lopezobrador_ que fez um governo extraordinário. Eu pretendo viajar ao México este ano para…
— Lula (@LulaOficial) June 3, 2024
03/06/2024 - 11:00 Após derrotas, Lula reúne equipe e testa nova estratégia de articulação 03/06/2024 - 11:05 Além de Zema, outros governadores mais que dobraram salários desde 2022 03/06/2024 - 14:07 Governo Lula é contra proposta de privatização de praias, diz Padilha
Aos 61 anos, Claudia Sheinbaum transita entre a esquerda e centro-esquerda assim como o atual presidente Lopéz Obrador, padrinho político da candidata eleita e correligionário no partido Morena. Em 2018 ela chegou a ser eleita prefeita da Cidade do México, também sendo a primeira mulher a ocupar o cargo máximo da capital.
- Moraes deixa no TSE legado de centralização e poderes turbinados
- Extinção da saidinha não vale para condenados antes da nova lei; entenda
A proximidade com o atual presidente rendeu críticas de opositores que questionam a autonomia do novo governo. “Muitos dizem que eu não tenho personalidade e que o presidente me diz tudo o que eu tenho que fazer. Mas eu sou muito segura de mim mesma”, respondeu.
A posse da nova presidente está marcada para o dia 1º de outubro, com Sheinbaum assumindo o cargo até 2030. Ela venceu a candidata da oposição Xóchitl Galvéz que recebeu 28% dos votos.