Deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) -  (crédito: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)

Deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG)

crédito: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que vai presidir a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, disse que a comissão não será guiada por uma "democracia relativa". Em suas redes sociais, nessa quarta-feira (6/3), Nikolas anunciou que os trabalhos na comissão de Educação começam já na semana que vem. A eleição do deputado bolsonarista foi alvo de críticas de diversos políticos.

 

"Semana que vem iniciaremos a comissão de Educação. Fiquem tranquilos que a democracia não será relativa na comissão que irei presidir. Diferente da Venezuela, a oposição terá liberdade e seu lugar de fala", disse Nikolas.

 

 

Nikolas Ferreira já defendeu que estudantes da rede estadual de ensino não devem ser obrigados a se vacinar para poder frequentar as aulas. Enquanto vereador, Nikolas também propôs o projeto de lei, hoje já transformando em lei, que proíbe o uso de linguagem neutra ou não binária na educação básica, pública e privada em Belo Horizonte.

 

A indicação de Nikolas seria uma provocação feita pelo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-MG) ao PT. A legenda optou por indicar um dos seus parlamentares mais radicais para comandar a pasta, uma das mais importantes da Câmara e que era presidida por Moses Rodrigues (União-CE), parlamentar de centro.

 

"Nossa pauta será bastante conceitual e propositiva. Nessa comissão, teremos audiências públicas e vamos fiscalizar a educação no atual governo. Vamos fazer uma comissão abrangente e plural. E vamos debater temas importantes para o país, como o Plano Nacional de Educação e debateremos outros, como o home schooling", disse o bolsonarista em vídeo exibido na comissão após o resultado.

 

Críticas a Nikolas

Diversos políticos contrários aos posicionamentos de Nikolas criticaram a eleição do parlamentar para a Comissão de Educação. "Quero dizer para vocês que nós do PT na Câmara temos uma bancada fortíssima, que trabalha muito unida e que defende uma educação pública e de qualidade. Nós lutaremos pelas nossas pautas!", disse a deputada federal Ana Pimentel (PT-MG) sobre a eleição de Nikolas Ferreira para presidência da comissão.

 

 

O também petista Rogério Correia (MG) é outro condenou essa indicação do PL. "A pauta dessa comissão será toda ideológica, com temas como questão de gênero, banheiro para meninos e meninas e a tal escola sem partido, algo ilegal. Além de ser, o deputado Nikolas, alguém que é contra a vacina", disse Correia.