
RS: FAB fará voos com aeronave pilotada remotamente para identificação
A partir deste domingo (5/5), haverá sobrevoos na região da Quarta Colônia para encontrar atingidos isolados
compartilhe
Siga noA Força Aérea Brasileira (FAB) atuará com uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP) para identificação de atingidos isolados pelas chuvas no Rio Grande do Sul (RS) a partir deste domingo (5/5). Por enquanto, os sobrevoos ocorrerão na região da Quarta Colônia, próxima ao município de Santa Maria.
A orientação é que pessoas isoladas, em situação de risco e com necessidade de resgate, ao visualizar ou ouvir a aeronave, saiam dos abrigos, sinalizem ou façam marcas no solo, de modo que possam ser identificados, e o apoio, realizado.
05/05/2024 - 12:37 Helicópteros particulares de todo Brasil voam em socorro às vítimas do RS 05/05/2024 - 12:51 Chuva no RS: número de mortos em temporal sobe para 75 05/05/2024 - 13:27 Chuvas no RS: 'Não é hora de procurar culpados', diz Eduardo Leite
Desde terça-feira (30/4), a FAB, por meio da coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), atua na Operação Taquaril II, resgatando pessoas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Agora, com a ARP de modelo RQ-900, que pertence à Base Aérea de Santa Maria (BASM), será possível realizar análises em tempo real e com alta precisão das áreas expostas.
Os sobrevoos também auxiliarão no mapeamento e na modelagem da região, além de permitir a mensuração da população em risco nos locais de estudo.