ELEIÇÕES EUA

Como pronunciar corretamente o nome de Kamala Harris, vice de Biden?

Com desistência de Joe Biden à campanha de reeleição nos EUA, Kamala Harris é a estrela democrata do momento. Mas você sabe como falar sobre ela em voz alta?

Publicidade

Apontada para ser a sucessora na chapa do Partido Democrata para as eleições nos Estados Unidos, depois da desistência de Joe Biden à reeleição, a vice-presidente, ex-procuradora e ex-senadora da Califórnia, Kamala Harris, caiu na boca do público.

Agora, Kamala tornou-se o centro das atenções por ter mudado o jogo das eleições americanas, quando a chapa republicana já tinha todos os passos programados na disputa contra o atual presidente Biden.

Kamala é a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos e, por ser negra e filha de imigrantes, fortalece o apoio a Biden entre eleitores jovens, imigrantes e negros, considerados pontos vulneráveis do ex-candidato à reeleição. A advogada é a principal defensora do direito ao aborto na Casa Branca e da imigração no país, pontos de ataque do candidato republicano Trump.

No entanto, como você pronuncia Kamala quando vai falar sobre a possível candidata democrata em voz alta? Dica: não é “Kámala”, nem “Kamála”, “Kamalá”, “Kãmala”, “Kêmila”, ou até mesmo uma sonoridade próxima de “Kamila”, como no português.

O correto da pronúncia da atual vice-presidente é “Kô-ma-la”, como a palavra para “vírgula” em inglês, comma, seguido de 'la'. A sonoridade do primeiro A se assemelha, neste caso, à mistura de A e O — este com acento circunflexo na pronúncia do português em pronúncia aberta. O nome dela significa 'Flor de lótus'.

Para melhor compreensão, confira a explicação do professor de língua inglesa Ulisses Carvalho, com alguns exemplos de pessoas pronunciando o nome de Kamala.

Apoio de Biden

Em postagem no X (antigo Twitter), Joe Biden demonstrou apoio a Kamala para concorrer à Casa Branca contra o candidato republicano. “Hoje quero oferecer meu total apoio e endosso para que Kamala seja a candidata do nosso partido este ano. Democratas — é hora de nos unirmos e derrotarmos Trump. Vamos fazer isso”, disse o atual presidente dos Estados Unidos.

Porém, o apoio de Biden não transforma a candidatura de Kamala Harris como oficial na corrida eleitoral, apesar de ser o caminho mais provável se ser percorrido. A oficialização será realizada em um mês, na Convenção Nacional Democrata, na qual os advogados que antes apoiavam Biden se comprometerão com um novo nome.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay