Minas está sob alerta de tempestade pelo quarto dia consecutivo
Mais de 80 cidades mineiras podem enfrentar chuvas fortes acompanhadas de raios e até queda de granizo nesta terça (8)
compartilhe
SIGA
Minas Gerais enfrenta, pelo quarto dia consecutivo, um alerta para tempestade com risco de queda de granizo. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 85 cidades mineiras podem registrar chuva forte nesta terça-feira (8/9).
Os municípios podem registrar até 50 milímetros (mm) de chuva por dia. Segundo a meteorologia, uma chuva de 50 mm é considerada forte, pois cada milímetro de chuva corresponde a um litro de água por metro quadrado.
Leia Mais
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), uma taxa de chuva de 1 milímetro por minuto equivale a 1 litro de água por minuto em uma área de 1 metro quadrado. Por exemplo, se chover 20 milímetros, isso significa que, em cada metro quadrado, caíram 20 litros de água.
Segundo o Inmet, o alerta amarelo, de perigo potencial, indica risco de corte de energia elétrica, danos a plantações, queda de árvores e alagamentos, e é válido até o final deste domingo. Os ventos podem chegar a 60 quilômetros por hora.
Em caso de rajadas, a recomendação é evitar se abrigar debaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas. Também é aconselhável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
O que fazer em caso de chuva?
Com a previsão de chuva e trovoadas, a Defesa Civil reforça a importância de medidas preventivas para proteger vidas e bens.
- Não enfrente alagamentos: evite atravessar vias alagadas, mesmo de carro. A força da enxurrada pode ser perigosa, e a água pode esconder bueiros abertos ou buracos.
- Evite contato com a água: não toque em águas de inundações, pois há risco de contaminação e de choque elétrico.
- Proteja-se contra raios: não se abrigue debaixo de árvores ou próximo a postes. Durante tempestades, desligue aparelhos elétricos para evitar danos causados por descargas.
- Previna-se em casa: mantenha calhas e ralos limpos para facilitar o escoamento da água da chuva e evite descartar lixo em locais que possam entupir bueiros.
- Busque ajuda: em situações de emergência, como risco de deslizamento ou desabamento, acione imediatamente a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
Quais cidades de MG podem ser atingidas?
- Abadia dos Dourados
- Água Comprida
- Araguari
- Araporã
- Araxá
- Arinos
- Bonfinópolis de Minas
- Brasilândia de Minas
- Buritis
- Cabeceira Grande
- Cachoeira Dourada
- Campina Verde
- Campo Florido
- Canápolis
- Capetinga
- Capinópolis
- Carmo do Paranaíba
- Carneirinho
- Cascalho Rico
- Cássia
- Centralina
- Chapada Gaúcha
- Claraval
- Comendador Gomes
- Conceição das Alagoas
- Conquista
- Coromandel
- Cruzeiro da Fortaleza
- Delfinópolis
- Delta
- Dom Bosco
- Douradoquara
- Estrela do Sul
- Formoso
- Fronteira
- Frutal
- Grupiara
- Guarda-Mor
- Guimarânia
- Gurinhatã
- Ibiá
- Ibiraci
- Indianópolis
- Ipiaçu
- Iraí de Minas
- Itapagipe
- Ituiutaba
- Iturama
- João Pinheiro
- Lagamar
- Lagoa Formosa
- Lagoa Grande
- Limeira do Oeste
- Monte Alegre de Minas
- Monte Carmelo
- Natalândia
- Nova Ponte
- Paracatu
- Patos de Minas
- Patrocínio
- Pedrinópolis
- Perdizes
- Pirajuba
- Planura
- Prata
- Presidente Olegário
- Riachinho
- Romaria
- Sacramento
- Santa Fé de Minas
- Santa Juliana
- Santa Vitória
- São Francisco de Sales
- São Roque de Minas
- Serra do Salitre
- Tapira
- Tupaciguara
- Uberaba
- Uberlândia
- Unaí
- União de Minas
- Uruana de Minas
- Urucuia
- Vazante
- Veríssimo