O líder de uma organização criminosa de Belo Horizonte na Vila Cemig, na região do Barreiro, foi preso nessa quarta-feira (10/6) em uma ação integrada das forças de segurança. A operação, que tem como objetivo o combate a gangues e facções criminosas com atuação em diversos estados, cumpriu 13 mandados de busca e apreensão na comunidade.

Segundo a Polícia Civil do estado de Minas Gerais (PCMG), a ação também contou com a Polícia Militar (PMMG) e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Documentos e celulares foram apreendidos e serão analisados nas investigações, relacionados à disputa entre grupos criminosos que atuam na região.

Conforme apurado pela Polícia Civil, os conflitos locais passaram a envolver organizações criminosas com atuação em outros estados, o que aumenta a complexidade da situação. Durante o cumprimento das ordens judiciais, os policiais localizaram e prenderam o homem apontado como liderança de uma das organizações criminosas atuantes na região.

De acordo com o delegado Murillo Ribeiro de Lima, responsável pelos levantamentos, a operação ajuda a impedir o avanço dos conflitos na região: “A ação tem o objetivo de combater iniciativas de governança criminal, sufocando a atuação de gangues e facções e evitando a escalada da violência”, disse.

Ao todo, 61 policiais civis participaram da operação, com apoio de 20 viaturas e da Coordenação Aerotática (CAT) da PCMG. A ação foi coordenada pela Delegacia Especializada Antissequestro (DAS), do Departamento Estadual de Operações Especiais (Deoesp), com o suporte do Departamento Estadual de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

A identificação de outros envolvidos é investigada.

compartilhe