BH: carnaval 2026 registra maior público da história
Carnaval de Belo Horizonte bateu o número de foliões esperado para este ano e se consolida como um dos maiores do Brasil
compartilhe
SIGA
O carnaval em Belo Horizonte e Minas Gerais tem crescido e os números são expressivos. Em 2026, a capital mineira alcançou 6,5 milhões de foliões nos blocos, o maior da história. Já no estado, 14,9 milhões de foliões curtiram , um aumento de 14,2% comparado ao carnaval do ano passado, quando Minas registrou 13,2 milhões de foliões.
Os dados foram divulgados na manhã desta quinta-feira (19/2) durante coletiva de imprensa do governo estadual, que reuniu diversas secretarias e forças de segurança.
A metodologia para a contagem de foliões considera a medição do número de pessoas por metro quadrado ocupado em cada via, a programação dos blocos, a estimativa de ocupação territorial, os números de chegadas e partidas em rodoviárias e aeroportos, a movimentação econômica e o número de leitos ocupados.
De acordo com o balanço do Governo de Minas, a festa movimentou cerca de R$ 5,83 bilhões na economia do estado - um crescimento de 10% em relação ao carnaval de 2025.
Leia Mais
Ainda segundo o levantamento, a rede hoteleira de BH teve uma média de ocupação de 85,62%, com um pico de 92,3% no fim de semana de carnaval.
O fluxo de visitantes também aumentou em Minas Gerais durante o carnaval, segundo levantamento da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra). O Terminal Rodoviário Governador Israel Pinheiro (Tergip), em BH, contabilizou 152.258 passageiros no período, alta de 2,6% em relação aos 148.256 passageiros de 2025.
“A diversidade do carnaval de Minas Gerais tem atraído olhares e públicos bastante diferentes e com um impacto bastante positivo dentro das cadeias produtivas que perpassam esse ambiente do turismo e da cultura, como geração de emprego e oportunidade real para as pessoas. A cultura é festa, uma manifestação cultural extremamente relevante para todos nós, brasileiros, mas também é economia criativa, geração de emprego e oportunidade”, destacou a secretária estadual de Cultura e Turismo, Bárbara Botega.
Já no transporte aéreo, o número de passageiros em voos internacionais no Aeroporto de Confins cresceu 18,5%, saltando de 7.500 para 8.887 viajantes.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
No interior também houve reflexo positivo, com aumento de 7,5% em comparação ao carnaval de 2025 (total de 376 mil pessoas), especialmente nas cidades históricas de Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, São João del-Rei e Diamantina.