Bartucada levanta público na Avenida Brasil com ritmos brasileiros
Bloco desfila nesta terça (17/2) e foliões curtem sucessos do axé, rock, samba e pop ao longo do cortejo
compartilhe
SIGA
O Bartucada se apresenta nesta terça-feira (17/2), na Avenida Brasil, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, com repertório que transita por diferentes gêneros musicais no último dia do carnaval.
Leia Mais
O bloco desfila sucessos do axé, funk, rock, MPB, forró, pagode, samba, sertanejo e pop ao longo do cortejo.
O bancário Vitor Noronha, de 30 anos, enfrentou cerca de oito horas de viagem desde Teófilo Otoni, no Vale do Rio Doce, para participar da folia na capital e do Bartucada.
Este é o terceiro ano de carnaval na capital mineira. Hospedado no Bairro Concórdia, ele acompanhou os blocos durante os últimos dias em grupo. “Achei esse ano melhor, me estruturei melhor. Andei com uma turma de 13 pessoas, de alto astral”, relatou.
- Conheça o bloco que homenageia a responsável pela palavra baderna
- Amigos criam "xadrez alcoólico" e viram atração no Bloco do Malvadão
Sobre o bloco
Fundada em Diamantina durante o carnaval de 1972, o Bartucada é considerado pioneiro no formato de bateria que mistura diferentes gêneros ao samba e suas variações. Em 2024, tornou-se o primeiro bloco carbono neutro do Brasil, com certificação da ONU, e já realizou mais de 2 mil apresentações pelo país ao longo de mais de cinco décadas.
Com formação semelhante à de escolas de samba, a bateria reúne mulheres, homens, pessoas LGBTQIA+, idosos e pessoas com deficiência, distribuídos entre instrumentos como surdo, caixa, repique, tamborim, reco-reco e agogô, além de guitarra, baixo, metais e vocalistas.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Em 2025, o desfile reuniu mais de 350 mil foliões. Em 2026, a proposta foi manter um cortejo sustentável, com ações de responsabilidade social e interação com o público.