ABASTECIMENTO

Moradores da Grande BH denunciam falta de água desde o Ano Novo

Famílias reclamam da interrupção do abastecimento desde 29 de dezembro, com torneiras secas, pressão insuficiente e falhas constantes

Publicidade
Carregando...

Moradores de Nova Contagem, em Contagem, na Grande BH, enfrentam o oitavo dia sem água, desde 29 de dezembro. Em meio ao calor intenso, famílias relatam dificuldades para realizar tarefas básicas do dia a dia, como cozinhar, lavar roupas e dar banho nas crianças. A população reclama da instabilidade no abastecimento, que, segundo eles, não ocorre em outros bairros da cidade.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

“É um sentimento de descaso. Parece que alguns bairros não ficam sem água, enquanto aqui a gente sofre com isso há dias”, afirma uma moradora. Nos grupos comunitários, dezenas de mensagens diárias relatam a mesma situação: água que não chega durante o dia, pressão insuficiente para encher caixas e interrupções totais desde a virada do ano.

Impactos na rotina

Lucianne Rafaella, moradora do bairro, conta que a situação tem sido difícil, principalmente por ter dois filhos pequenos. “Nós ficamos de mãos atadas. Tem dias que, durante a madrugada, a água chega, mas não tem força suficiente para subir para a caixa d’água. É uma falta de respeito. Estamos sem dignidade e não estamos tendo o básico para viver”, relata.

Segundo ela, quem tem condições comprou galões e garrafas de água, mas nem todos os moradores têm essa alternativa. “Durante as férias, com as crianças em casa e o calor, a situação se agrava. Elas sempre estão pedindo água ou para tomar banho”, completa.

Nos grupos comunitários, são dezenas de mensagens diárias relatando a mesma situação: água que não chega durante o dia, pressão insuficiente para encher caixas e interrupções totais desde a virada do ano. “É um sentimento de descaso. Parece que alguns bairros não ficam sem água, enquanto aqui a gente sofre com isso há dias”, afirma outra moradora.

Moradores também relatam que, ao percorrer o bairro, é possível observar equipes da Copasa quebrando asfaltos em pontos estratégicos onde ficam registros de abastecimento. Segundo eles, essas ações são feitas de forma intermitente e não resolvem o problema do fornecimento.

Reservatórios abaixo de 50%

O Sistema Paraopeba, responsável pelo abastecimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, opera com níveis abaixo de 50%. Até 29 de dezembro, o índice era de 46,6%, segundo a Copasa. Especialistas ouvidos pelo Estado de Minas afirmam que, apesar de baixo, o índice ainda não representa risco imediato, uma vez que os próximos meses costumam ser de chuvas intensas.

O Sistema Paraopeba é formado por três reservatórios -- Rio Manso, Serra Azul e Vargem das Flores --  localizados em seis cidades: Brumadinho, Juatuba, Ibirité, Mateus Leme, Contagem e Betim. O conjunto abastece cerca de 3,5 milhões de pessoas.

Apesar da queda no volume de água nos últimos meses, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba, Heleno Maia, afirma que a situação só se torna preocupante se os níveis não se recuperarem até a segunda quinzena de janeiro. “Normalmente, os meses finais do ano não incluem volumes significativos nos reservatórios. Por isso, nossa preocupação começa a partir da segunda quinzena de janeiro”, explica.

O professor Luiz Rafael Palmier, da UFMG, reforça que o cenário não é catastrófico, mas alerta para o consumo consciente da população. “É fundamental que haja preocupação com o uso da água. Quando se lava o carro ou deixa a torneira aberta, o desperdício aumenta e impacta o sistema, embora a pessoa esteja pagando pelo serviço”, afirma.

O que diz a Copasa?

A reportagem procurou a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) para esclarecer os motivos da falta d’água em Nova Contagem, o prazo efetivo para normalização do abastecimento e se a situação está relacionada ao nível dos reservatórios do Sistema Paraopeba. Até a publicação desta matéria, não houve retorno.

Em nota anterior, a empresa informou que o abastecimento foi interrompido para manutenção em um registro na rede hídrica entre as ruas Estância do Retiro e Retiro Campestre. Segundo a companhia, seis bairros de Contagem e 11 em Esmeraldas tiveram “intermitência” no fornecimento. A estatal destacou que o calor intenso prejudicou a recuperação do sistema, mas que a normalização do abastecimento estava prevista para o decorrer do dia 29 de dezembro.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

*Estagiária sob supervisão do subeditor Gabriel Felice

Tópicos relacionados:

abastecimento contagem copasa grande-bh

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay