Devoção e fé: centenas de pessoas formam procissão luminosa na Lagoinha
Ato religioso ocorreu após missa e integrou uma série de celebrações pelo dia de Nossa Senhora da Conceição, feriado na capital
compartilhe
SIGA
Centenas de pessoas formaram uma procissão luminosa, nesta segunda-feira (8/12), pelas ruas do Bairro Lagoinha, na Região Noroeste de Belo Horizonte, no entorno do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição dos Pobres. O ato religioso integrou uma série de celebrações pelo dia de Nossa Senhora da Conceição, feriado na capital.
A devoção à santa remonta ao antigo Arraial de Curral del-Rei, área que posteriormente viria a abrigar a capital mineira, que, na época, era ligado a Sabará, cuja igreja-mãe é a Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Entenda mais abaixo.
Leia Mais
A procissão começou com atraso, por volta das 20h, pois a missa, programada para as 18h, também não iniciou no horário e acabou se estendendo um pouco.
Após o término da celebração, jovens, adultos e crianças acompanharam a passagem da imagem da santa pelas ruas. Os fiéis, muitos deles com terços nas mãos, entoaram cânticos católicos durante o trajeto.
O 8 de dezembro, dia dedicado à Nossa Senhora da Conceição, é feriado em Belo Horizonte, e muita gente pergunta o porquê, já que a padroeira da capital, Nossa Senhora da Boa Viagem, tem sua celebração em 15 de agosto. Tudo começa nos tempos coloniais, mais exatamente em Sabará, tricentenária cidade com grande devoção a Nossa Senhora da Conceição, sua padroeira.
No final do século 19, o antigo Curral del-Rei desapareceu do mapa para dar origem a BH, que completará 128 anos nesta sexta-feira (12/12). Na época, o arraial estava ligado a Sabará, que tem como igreja-mãe a Matriz Nossa Senhora da Conceição. Segundo a Arquidiocese de BH, a festa da padroeira de Sabará tinha grande participação dos moradores de Curral del-Rei.
No município vizinho, a devoção à Nossa Senhora da Conceição está ligada à fundação da cidade. Em 1711, houve elevação da localidade primitiva a Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará, indicando a devoção presente desde o século 18. A Igreja Matriz, com o interior barroco, constitui um dos principais símbolos da fé local.
Em BH, primeira capital planejada no Brasil republicano, se mantém firme, com uma legião de devotos, a tradição de festejar Nossa Senhora da Conceição. “O feriado de 8 de dezembro, portanto, tem raízes na história da capital de Minas. Amor, afeto e fé transmitidos entre muitas gerações”, explicou a arquidiocese de BH.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia