Carruagens elétricas são flagradas circulando em cidade mineira
Novo modelo de veículo turístico é visto pelas ruas de Caxambu, no Sul de Minas, e substitui as carroças e charretes de tração animal
compartilhe
SIGA
Após aprovação da Lei Municipal que proibiu o uso de veículos de tração animal para passeios e transporte em Caxambu, no Sul de Minas, carruagens elétricas inspiradas em estilo de realeza começaram a circular pelas ruas da cidade, chamando a atenção dos moradores.
No dia 4 de novembro, o prefeito de Caxambu, Luiz Henrique Diório de Souza, assinou a Lei 3.140/2025, que dispõe sobre a proibição do uso de veículos de tração animal para transporte de carga e passageiros no perímetro urbano do município, e institui incentivo social para reinserção dos profissionais no mercado de trabalho.
Os carroceiros, que estiverem dentro das exigências da lei, receberão incentivo para a aquisição de um novo equipamento para dar continuidade à atividade de entretenimento turístico, as carruagens.
Leia Mais
O prazo para os profissionais se adequarem às exigências da lei e requererem o incentivo social, conforme determinado pela norma, venceu em 24 de novembro.
As charretes e carroças de tração animal poderão circular até o início de maio de 2026, ou seja, os condutores terão um período de 180 dias para se adaptarem a uma nova forma de trabalho, tendo a possibilidade de manterem a tradição dos passeios sem o uso de animais. Os que optaram pelo novo modelo começaram a operar no último domingo (30/11).
Contos de fada
Em vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver a carruagem pelas ruas, o que despertou a curiosidade de moradores e visitantes da cidade pelo design semelhante aos modelos utilizados em filmes de época ou contos de fadas.
Leia Mais
A novidade repercutiu entre os internautas que, em sua maioria, comemoraram a mudança e teceram elogios. "A cara da realeza"; "Lindo, e o melhor de tudo: sem a tortura dos cavalos"; "Quanta elegância, me impressionou"; "Lindo e cheio de saudosismo"; e "Super combinou com o parque de Caxambu" foram alguns dos registros online.
A reportagem entrou em contato com a prefeitura municipal para saber detalhes sobre o novo veículo, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto.