CHUVA EM BH

Venda Nova e Barreiro registram um quarto da chuva esperada para o mês

Em duas horas, Venda Nova registrou 26,5% da chuva esperada para todo o mês de março em Belo Horizonte

Publicidade

Em duas horas, Venda Nova registrou 26,5% da chuva esperada para todo o mês de março em Belo Horizonte, com um acumulado de 52,4 mm, segundo a Defesa Civil municipal. Na Região do Barreiro, as precipitações também ultrapassaram um quarto do esperado, alcançando 25,7%, com 50,8 mm.

Durante o temporal que atingiu a cidade nesta segunda-feira (17), o alerta emitido no início da tarde foi atualizado. Inicialmente, até a manhã desta terça-feira (18/3), a previsão era de acumulado de até 30 milímetros. No entanto, com a alteração, o esperado é de até 80 mm.

Devido aos grandes volumes de chuva, as regiões de Venda Nova e Barreiro estão em alerta de risco geológico moderado até a quarta-feira (19/3). Durante o aviso, a administração municipal recomenda que os moradores fiquem atentos ao grau de saturação do solo, sinais construtivos e aos cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos. Caso a população observe algum desses sinais, a Defesa Civil orienta que a pessoa saia imediatamente do imóvel e ligue para o órgão através do número 199.

Por volta das 17h20 desta segunda-feira (17/3), a Avenida Teresa Cristina, nas regionais Barreiro e Oeste, ficou interditada por 40 minutos, devido ao alto risco de transbordamento do Córrego do Ferrugem e do Ribeirão Arrudas. Já às 18h, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que a Avenida Vilarinho, em Venda Nova, também precisou ser interditada.

A avenida chegou a alagar. Em um vídeo publicado nas redes sociais, um morador, que trabalha em uma loja de construção, mostrou que o volume da água subiu pelo menos 15 centímetros acima do meio-fio. Nas imagens, é possível ver que vários motoristas estacionaram sobre os canteiros centrais e tentaram abrigar seus veículos em um posto de combustível.

Recomendações da Defesa Civil

  • Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.

  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.

  • Atenção especial para áreas de encostas e morros.

  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).

  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.

  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

Emissão de alertas

       

Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH  

Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, X, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.

      

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

No restante do estado, a população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo. 

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay