x
RECORDE

MG: Porca que deu à luz 45 leitões pode entrar pode entrar no Guinness Book

O feito foi registrado na quarta-feira (22/1) no Centro-Oeste mineiro, em uma granja da rede Pif Paf

Publicidade
Carregando...

Uma porca de Minas Gerais pode ser incluída no 'Guinness Book' – o livro dos recordes – após dar à luz 45 leitões de uma única vez. O feito foi registrado na Granja Santa Inês, propriedade da integrante da Pif Paf Alimentos localizada em Luz, no Centro-Oeste do estado, na quarta-feira (22/1). 

Ao Estado de Minas, a Pif Paf informou que, nas primeiras 24 horas, os leitões ingeriram o colostro, um leite rico em anticorpos, e marcados com tinta atóxica para controlar o recebimento do suplemento.

Para garantir que todos os leitões sejam alimentados adequadamente, alguns deles foram transferidos para os cuidados de outras porcas. Essa transferência deve ocorrer até poucas horas após o nascimento, para garantir o aceite.

"Durante a fase de maternidade, as fêmeas são mantidas em gaiolas de parição, como permitido pela legislação, mas busca-se proporcionar o maior conforto possível, com controle da temperatura ambiente, cuidados com a saúde, alimentação de qualidade e condições adequadas de bem-estar", informou a empresa por meio de nota.

A Pif Paf agora avalia a possibilidade de registrar o novo recorde mundial, uma vez que atualmente o posto pertence ao nascimento de 37 filhotes, em 1993. O recorde já poderia ter sido quebrado anteriormente. Segundo a Pif Paf, a Granja Dourados, em Patrocínio, no Alto Paranaíba, foi local de nascimentos de 38 leitões nos anos de 2023 e 2024.

“Resultados como esse só podem ser alcançados com a combinação de uma excelente qualidade genética, nutrição adequada e manejo cuidadoso, com destaque para a atenção da equipe de campo no trato dos animais. Embora isso não garanta o sucesso, oferece as melhores condições para que os animais expressem todo o seu potencial reprodutivo”, afirma Airton Martins, gerente-executivo de agropecuária da empresa.

A especialista em bem-estar animal da Pif Paf, Gisele Dela Ricci, ressalta que a empresa mantém um compromisso com a saúde, o conforto e a segurança dos animais em todas as etapas do processo produtivo.

“Isso inclui capacitações, monitoramentos diários e um compromisso com a melhoria contínua. Cada etapa do processo é guiada por princípios que visam práticas mais éticas e eficientes”, explicou.

A Pif Paf

Com sede em Belo Horizonte, a Pif Paf Alimentos já conta com 56 anos de história no setor alimentício. A empresa atua em sete estados brasileiros – Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Paraná e Santa Catarina – e exporta para aproximadamente 40 países.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

Seu catálogo oferece cerca de 800 itens, como carnes, pescados, embutidos, massas, pratos prontos e pães de queijo. 

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay