
Lei autoriza segurança privada nas escolas de Minas
Nova lei permite medidas de segurança reforçadas nas escolas de Minas Gerais
Mais lidas
compartilhe
Siga noAs escolas de Minas Gerais agora poderão reforçar a segurança com a contratação de seguranças privados e a instalação de detectores de metal, que foram autorizados pela Lei 25.156. A nova legislação foi publicada nesta quarta-feira (15/1) no Diário Oficial do estado.
Entre as novidades, as escolas poderão criar redes de segurança colaborativa, integradas às militares e civis. Outras medidas incluem a possibilidade de contratar serviços de vigilância e usar detectores de metais para controlar o acesso às escolas. Também está prevista a instalação de câmeras de videomonitoramento, com acesso direto para os órgãos de segurança, facilitando a cooperação em casos de emergência.
-
16/01/2025 - 10:57 BH terá 16 novos radares de velocidade e avanço de sinal -
16/01/2025 - 11:41 Idosa que estava ilhada é resgatada por helicóptero da PM em Minas -
16/01/2025 - 11:16 Vídeo: boi "pula" de caminhão em movimento
Além disso, a lei ainda determina que policiais militares, tanto da ativa quanto da reserva, poderão ser designados para atuar diretamente na segurança das escolas. O patrulhamento nas redondezas das instituições de ensino também deverá ser reforçado.
Com essas mudanças, o objetivo, segundo a proposta, é garantir um ambiente escolar mais seguro e tranquilo para todos. A lei, que é uma evolução da Política Estadual de Promoção da Paz nas Escolas (Lei 23.366, de 2019), foi proposta pelo deputado Bruno Engler (PL) por meio do Projeto de Lei 3.595/22.