SAÚDE

Rede de tratamentos contra o câncer em BH será ampliada em 2025

Segundo o secretário de saúde da capital, dois centros de referência alcançarão 100% da capacidade de funcionamento no próximo ano

Publicidade

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou a ampliação do atendimento oncológico em 2025. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (18/12), durante apresentação das metas da pasta para o próximo ano.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges, 100% dos leitos do Hospital Luxemburgo, referência no tratamento do câncer na capital, passarão a ser destinados ao atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A primeira ampliação está prevista para o primeiro semestre de 2025 e a expectativa é que chegue à capacidade total no início do segundo semestre.

Ainda na questão dos cuidados oncológicos, está previsto o funcionamento total do Instituto de Oncologia Ciências Médicas de Minas Gerais (IONCM-MG) a partir de 2025. Atualmente, a unidade funciona parcialmente, mas durante a operação completa, a unida vai realizar cerca de mil atendimentos por dia.

Além disso, haverá uma ampliação de 20% no número de cirurgias oncológicas e de 15% da oferta de quimioterapias. Ambos serviços irão funcionar na lógica do “fast track”, que tem o objetivo de reduzir o tempo entre a suspeita do câncer e o início do tratamento.

Cirurgias eletivas

A fila de cirurgias eletivas também é uma preocupação, tanto da Secretaria quanto da população, e também foi tema na divulgação das metas para 2025. Atualmente o número de pacientes na fila das cirurgias eletivas chega a cerca de 28 mil.

De acordo com a secretaria, até o momento foram realizadas cerca de 40 mil cirurgias eletivas em Belo Horizonte em 2024. O objetivo para o próximo ano é ultrapassar a marca.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

“Em 2025 a gente vai superar esse número e, para isso, já estamos trabalhando em uma série de incentivos e chamando prestadores para pactuar aqueles procedimentos que são os maiores gargalos na nossa rede e, portanto, tem uma maior fila de espera”, afirma Danilo.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay