Bombeiros são chamados para resgatar jacaré e acham lagarto de grande porte
Também conhecido como teiú, réptil pode chegar a 2 metros de comprimento. Dois deles foram resgatados em São Francisco, sendo um de grande porte
Mais lidas
compartilhe
Siga noO Corpo de Bombeiros foi acionado na manhã desta quinta-feira (7/11) para resgatar um jacaré em uma cisterna situada em uma fazenda no município de São Francisco, no Norte de Minas Gerais. No entanto, assim que chegaram ao local, os militares identificaram dois lagartos, também conhecidos como teiús, sendo um deles de grande porte.
Os animais foram resgatados a 10 metros de profundidade por militares da cidade de Januária. Como não apresentavam ferimentos, os lagartos foram soltos em seu habitat natural.
07/11/2024 - 16:41 'Gangue da marcha à ré' ataca mais duas vezes em Belo Horizonte 07/11/2024 - 18:11 Entregador bate em carretinha sem sinalização e morre atropelado por carro 07/11/2024 - 18:59 Trilha na Serra do Curral será reativada após oito anos
A fim de evitar novos incidentes, o proprietário da fazenda foi orientado sobre a importância de manter a cisterna adequadamente fechada.
Sobre o teiú
De acordo com informações do Instituto Butantan, o teiú (Salvator merianae) é o maior lagarto brasileiro, podendo atingir 50 centímetros. No entanto, ao considerar o rabo, ele pode chegar a 2 metros de comprimento.
- Filhote de onça capturada dentro de galinheiro morre
- Polícia desmantela quadrilha que causou prejuízo de R$ 5 milhões
- BH está sob alerta de chuva com raios e rajadas de vento até sexta (8/11)
A espécie é encontrada em todas as regiões do Brasil — em maior abundância nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste do país, com exceção da Floresta Amazônica. Ele também pode ser visto no Norte da Argentina. Suas cores mesclam tons de preto, amarelo e branco.
O teiú possui hábito territorialista e tem grande facilidade em se adequar a novos ambientes, adaptando-se às grandes cidades. Apesar de possuir comportamento agressivo, geralmente tende a fugir quando se sente ameaçado.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia