FRIO EM MINAS

Cidade mineira é a mais fria do país pelo segundo dia seguido; saiba qual

Cidades de Minas estão entre as mais frias do país nos últimos 3 dias; nesta sexta uma delas ficou em 1º lugar da lista pelo segundo dia seguido

Publicidade

Com temperaturas cada vez mais baixas pela manhã, Caldas, no Sul de Minas, ficou em primeiro lugar na lista que mede as cidades mais frias do país nesta sexta-feira (07/06). Esse já é o segundo dia consecutivo que a cidade entra nessa posição na lista. Na Zona da Mata, Monte Verde também ficou entre as seis mais frias. 

Até as 8 horas desta sexta-feira, Caldas registrou 5,5 °C. O marco ficou menor que quinta-feira, quando a cidade registrou 6,4°C. Já Monte Verde marcou 5,9 °C. No dia anterior, a cidade havia registrado 7,2°C. As cidades vêm ficando na lista de mais frias há três dias consecutivos, variando suas posições. 

As temperaturas consecutivas são baixas, mas a região tem o costume de registrar temperaturas ainda menores. No dia 31 de maio, Caldas marcou 1,6 °C. A temperatura foi a mais baixa registrada na cidade neste ano. “O Sul de Minas é a região que apresenta as menores temperaturas. Então  é comum, nesta época do ano, cidades como Caldas, Poços de Caldas, São Sebastião do Paraíso, Maria da Fé, Distrito de Monte Verde, apresentarem as menores temperaturas no estado de Minas Gerais, que é o que vem ocorrendo no momento”, ressalta Claudemir Azevedo, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

Um conjunto de fatores ajudam a explicar o frio contínuo na região. O resfriamento noturno característico do outono, a baixa quantidade de nuvens e a perda de radiação para o espaço são um desses motivos. Além disso, nos últimos dias, uma massa de ar frio atingiu a região, o fenômeno vem perdendo força, mas ainda exerce influência na temperatura da região. 

Outro fato também influencia o frio sentido pelos mais de 14 mil habitantes de Caldas: sua posição geográfica. Isso porque, a elevação da altitude causa uma diminuição na temperatura. A queda pode chegar a 6°C por quilômetro. A cidade fica a 1.077 metros acima do nível médio do mar.

Além dos municípios de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná também têm cidades na lista. As temperaturas variam de 5°C a 6,5°C.

Confira a lista completa:

  • Caldas (MG): 5,5°C
  • Nova Friburgo-Salinas (RJ): 5,8°C
  • Monte Verde (MG): 5,9°C
  • Caçador (SC): 6,1°C
  • Campos do Jordão (SP): 6,4°C
  • General Carneiro (PR): 6,5°C

Previsão para o fim de semana

Junho é marcado por dias de céu claro e uma diferença nas temperaturas pela manhã e à tarde. Com isso, o fim de semana promete a permanência de manhãs frias e tardes mais quentes em Minas Gerais. 

Em Belo Horizonte as temperaturas podem chegar a mínima de 15°C no sábado e 14°C no domingo. Já as máximas podem atingir 27°C nos dois dias. A umidade relativa do ar na capital mineira deve ficar em 35%. O índice ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é entre 50% e 60%. Abaixo desse percentual, a umidade pode oferecer riscos à saúde.

No resto do estado, as temperaturas devem variar entre 6 °C e 32°C. 

No Jequitinhonha, a previsão é que o céu fique nublado com chuvisco ou uma leve chuva ao longo dos próximos dias. Já ao norte de Minas, região do Mucuri, Rio doce e Zona da Mata o céu deve ficar parcialmente nublado. Nas outras regiões do estado, o céu fica claro com possibilidade de névoa seca.

Tópicos relacionados:

frio inverno minas-gerais outono

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay