PBH divulgou quais órgãos e equipamentos estarão funcionando no feriado do Dia do Trabalhador -  (crédito: Marcos Vieira/EM/D.A Press)

PBH divulgou quais órgãos e equipamentos estarão funcionando no feriado do Dia do Trabalhador

crédito: Marcos Vieira/EM/D.A Press

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) divulgou, nesta terça-feira (30/4), quais órgãos e equipamentos funcionarão ou não no feriado do Dia do Trabalhador. Alguns dos serviços na capital mineira sofrem alterações.

 

Confira as mudanças no funcionamento do comércio e outros locais em Belo Horizonte:

 

Saúde

 

Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB), Central de Internação (CINT), SAMU, Serviço de Urgência Psiquiátrica Noturno, Centros de Referência em Saúde Mental, laboratórios das UPAs, hospitais temporário (Oeste) e de campanha (Norte) para atendimento a pacientes com dengue funcionam normalmente 24 horas.

 

Centros de Saúde, Centro de Controle de Zoonoses, Laboratórios de Zoonoses, os Centros de Referência a Saúde do Trabalhador, Teleconsultas, Centros de Esterilização de Cães e Gatos, Central de Atendimento a Liminares, Centros de Convivência, Academias da Cidade, Farmácia Regional, Laboratórios regionais e central, Centros de Esterilização, os Centro de Esterilização, os Centros de Especialidades Médicas, o Centro de Treinamento e Referência, os Centros de Testagem e Aconselhamento, Unidades de Referência Secundária, Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem, o Centro Municipal de Oftalmologia, os Centros de Reabilitação, o Serviço de Atenção à Saúde do Viajante e os Centros de especialidades odontológicas não funcionam.

 

O Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (CRIE) funcionará das 8h às 18h.

 

Lazer

 

O Museu Histórico Abílio Barreto, a Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design e o Museu da Moda funcionam normalmente, das 10h às 18h.

 

Museu da Imagem e do Som, Cine Santa Tereza, Teatro Francisco Nunes, Teatro Marília, Teatro Raul Belém Machado, Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte e Diretoria de Patrimônio Cultural não estarão funcionando.

 

Os Centros de Atendimento ao Turista do Mercado das Flores (das 8h às 14h) e Álvaro Hardy/Veveco (das 8h às 17h) estarão funcionando. A unidade Sede Belotur não funcionará.

 

Com exceção dos Parques do Conjunto Estrela Dalva, Bandeirante Silva Ortiz, Ecológico e Cultural Jardim das Nascentes e Alexander Brandt, que estarão fechados nesta quarta-feira, todos os parques estarão abertos neste feriado. Para conferir o horário de funcionamento de cada um deles, é necessário acessar o portal da PBH.

 

O Zoológico e Jardim Botânico funcionará das 8h às 17h com entrada até às 16h. Já o Aquário do Rio São Francisco estará aberto das 8h30 às 16h30, também com entrada até às 16h. O preço das entradas durante o feriado é de R$13 e R$9,70, respectivamente.

 

Direitos de cidadania

 

O Conselho Tutelar estará com plantão centralizado com atendimento 24h. O Centro de Referência das Juventudes (CRJ), o Centro de Referência da Pessoa Idosa (CRPI), o Centro de Referência LGBT (CRLGBT) e o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Benvinda) não funcionam.

 

Assistência social

 

Abrigos, Casas de Passagem, Residências Inclusivas, Repúblicas e Pós Alta Hospitalar funcionam normalmente. A Central de Vagas do SUAS terá plantão 24h pelo telefone (31) 98872-2023.

 

Os Centros Pop Centro-Sul e Lagoinha funcionarão das 8h às 12h, enquanto a unidade Leste funcionará das 8h às 15h e, a Miguilim, das 8h às 16h. O Serviço Especializado em Abordagem Social estará ativo das 9h às 21h.

 

Diretorias Regionais de Assistência Social (DRAS), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro-Dia de Referência para as Pessoas com Deficiência e Serviço de Atenção ao Migrante não funcionam.

 

O serviço de sepultamento gratuito funcionará das 8h às 17h e os Cemitérios da Paz, da Saudade, da Consolação, do Bonfim e Capela Velório do Barreiro estarão abertos das 7h às 17h, exclusivamente para a realização e o atendimento para velórios e sepultamentos. Não haverá atendimento administrativo.

 

Segurança alimentar

 

Os Restaurantes Populares I, II, III e IV funcionarão com oferta de almoço exclusivamente à população em situação de rua. A Central de Abastecimento da Agricultura Familiar e Urbana (CAFA), a Feira Coberta do Padre Eustáquio (FECOPE) e o Programa Abastecer terão funcionamento normal.

 

A Feira Coberta do Bairro São Paulo funcionará das 7h às 13h e o Mercado Distrital do Cruzeiro ficará aberto das 7h30 às 12h.

 

Terão funcionamento facultativo a Feira de Orgânicos, Feiras Livres, Feira da Agricultura Urbana e Pontos Regionais e Direto da Roça.

 

O Banco de Alimentos, o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Mercado da Lagoinha (CRESAN) e a Cozinha Comunitária Cabana do Pai Tomás não funcionam.

 

Segurança

 

A Guarda Municipal e o Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) funcionarão normalmente.

 

A Defesa Civil funcionará normalmente 24h e atende chamados pelos telefones de contato 199 e 3277-8864.

 

Transporte

 

O Sistema de Transporte Coletivo de Belo Horizonte, convencional e suplementar, funcionará com quadro de horário de domingos e feriados.

 

Não funcionam

 

Durante o feriado, não estarão operando: Serviço de Limpeza Urbana (SLU); BH Resolve (mas o PBH APP, o Portal de Serviços e o telefone 156 podem ser utilizados para solicitar serviços ou obter mais informações); Procon municipal (reclamações e denúncias podem ser realizadas pelo portal); e Sala Mineira do Empreendedor.