Suspeito de auxiliar em tentativa de fuga de presídio em Ibirité é preso
Tentativa de fuga aconteceu no dia 19 de março deste ano. Investigações apontaram para um esquema para tirar os presos da cadeia
compartilhe
Siga no
Um homem, que não teve a idade divulgada, foi preso, na última sexta-feira (19), suspeito de tentar auxiliar a fuga de presos do presídio de Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Em coletiva realizada na manhã desta segunda-feira (22), a Polícia Civil explicou que a tentativa de fuga aconteceu no dia 19 de março deste ano. Outros seis suspeitos participaram do plano, sendo dois adolescentes, três maiores – dois presos (um pela Polícia Militar em 18 de abril e outro pela Polícia Civil em 19 de abril) e um ainda foragido –, além da mulher de um dos investigados, que teria fornecido apoio para a empreitada.
No dia da tentativa de fuga, o grupo foi flagrado por policiais penais enquanto estava em uma van preta nos arredores do presídio. Durante a noite, os policiais de plantão identificaram cinco indivíduos acessando uma casa localizada nos fundos da unidade. Os suspeitos haviam pulado o muro do imóvel.
22/04/2024 - 12:55 Homem é baleado dentro de bar em Francisco Sá, no Norte de Minas
22/04/2024 - 13:23 Dengue em Minas: estado bate recorde de mortes por dengue
22/04/2024 - 13:30 MG: suspeito de roubar carro é morto após apontar arma para policiais
No interior da casa, os policiais identificaram que uma das paredes de um cômodo interno havia sido quebrada, na tentativa de acesso a uma das celas da unidade prisional. Marretas e uma ferramenta elétrica foram encontradas pelos agentes no local. Os presos ocupantes da referida cela foram transferidos.
O delegado responsável pelo caso, Gabriel Martins Araújo, explicou que eles facilitariam a fuga dos detentos, que estavam todos em uma mesma cela. Alguns dos fugitivos foram encontrados pela Polícia Penal em um centro espírita situado próximo à ala da cela.
“Os suspeitos estão envolvidos com o tráfico de drogas e roubo, sendo considerados de alta periculosidade e já condenados a muitos anos de prisão. Alguns deles estavam envolvidos, inclusive, em um grande roubo cometido há cerca de um ano e meio, também em Ibirité, contra uma empresa varejista de abrangência nacional”, disse o delegado.
Além da prisão, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, que resultaram na apreensão dos celulares utilizados pelos investigados no dia do crime.
As investigações continuam para a prisão do investigado foragido e a PC vai representar ao Ministério Público para apreensão dos adolescentes envolvidos.
Os suspeitos podem responder pelos crimes de furto e adulteração de sinais identificadores de veículo, corrupção de menores e tentativa de promover fuga de pessoa presa.