
Criança deixa bilhete com recado e alerta em área incendiada no Sul de MG
Menina de 9 anos pediu que não fosse "jogado" fogo em área de pastagem em Itajubá e ainda fez alerta: "Se jogar não chora, tem um monte de bichos nos lugares"
Mais lidas
compartilhe
Siga noO Corpo de Bombeiros de Itajubá, no Sul de Minas, encontrou um bilhete com um alerta, escrito por uma criança, durante combate a um incêndio na cidade. O bilhete foi escrito por Emilly, de 9 anos, que pediu para a população não colocar fogo no lote que já estava incendiado, pois havia presença de animais no local.
O bilhete, encontrado na porteira que dá acesso ao lote, tinha a seguinte frase destacada: “Não jogue fogo na mata”. Abaixo, com letras menores, outro alerta: “Se jogar não chora, tem um monte de bichos nos lugares”.
Após encontrar a mensagem, o responsável pelo comando da operação no local, 2° Sgt BM Edmilson, perguntou de quem seria o recado e Emilly se apresentou como a dona do bilhete. O caso aconteceu nessa quarta-feira (17/4), no Bairro Estiva.
18/04/2024 - 15:05 BH tem chuva extremamente forte nesta quinta-feira (18/4) 18/04/2024 - 15:07 PM prende autor de feminicídio em Ponte Nova 18/04/2024 - 15:19 Ampliação da vacina contra a dengue não inclui BH e outras cidades de Minas
“A atitude da garota se compara a "fábula do beija-flor", que conta a história de um beija-flor que se esforça para apagar o incêndio da floresta carregando água pelo seu bico. Essa é uma história sobre como lidar com crises e nos traz a mensagem de que a mudança que queremos ver no mundo deve começar por nós mesmos, cada gota importa, cada mudança de atitude de cada um de nós importa”, disse o comandante da operação.
A área atingida foi de aproximadamente 800 metros quadrados. Moradores temiam que o incêndio pudesse se propagar para as residências. O combate às chamas durou cerca de 50 minutos.
Outro incêndio na região

Fogo estava ameaçando residências em Extrema
Ainda nessa quarta-feira, outro incêndio foi registrado em uma área de pastagem na região. Treze pessoas atuaram no combate à queimada que aconteceu em Extrema, onde foram gastos 6 mil litros de água. As causas do incêndio são desconhecidas.
Segundo os bombeiros, pelas características do município, a fumaça era direcionada à área urbana e para principal avenida da cidade. Foi necessário apoio da Guarda Civil Municipal e de brigadistas florestais do município.
Leia também: BH tem chuva extremamente forte nesta quinta-feira (18/4)
Foram utilizados abafadores, sopradores, bem como, onde o relevo permitiu o acesso, um caminhão auto bomba dos bombeiros. A área queimada estimada foi em torno de 50 mil metros quadrados.
As queimadas também são consideradas crime pela Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), em seu artigo 54, que diz: “Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora: Pena – reclusão, de um a quatro anos, e multa”. Denuncie queimadas ilegais para a Polícia Militar, através do número 190, ou para a Defesa Civil.
Iago Almeida / Especial ao EM