A ponte Gumercindo Penteado tem cerca de 600 metros de comprimento  -  (crédito: Defesa Civil de São Paulo/Divulgação)

A ponte Gumercindo Penteado tem cerca de 600 metros de comprimento

crédito: Defesa Civil de São Paulo/Divulgação

A partir de segunda-feira (15/4), a ponte Gumercindo Penteado, que divide os estados de Minas Gerais e São Paulo, vai funcionar com sistema pare e siga, 24 horas por dia e por um mês. A ponte tem cerca de 600 metros e passa sobre o Rio Grande, mais precisamente entre Planura, no Triângulo Mineiro, e Colômbia (SP).

 

 

Segundo informações divulgadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para evitar a necessidade de interdição total, o sistema pare e siga foi a alternativa encontrada para a execução dos serviços de substituição das juntas de dilatação da ponte. Os objetos que serão trocados estão localizados embaixo do pavimento da estrutura.

 

 

"Sabemos da preocupação da região com relação à interdição, já que a ponte é usada por estudantes, trabalhadores e pacientes. A intenção é evitar atrasos por parte de todos os usuários dessa rota. A rota alternativa é a BR-153, passando pelo município de Fronteira-MG ", acrescento o DNIT, em nota. As juntas de dilatação são componentes que garantem a elasticidade, durabilidade e integridade de pontes e viadutos.