Investigação da Polícia Federal começou em 2020 -  (crédito: PF/Divulgação)

Investigação da Polícia Federal começou em 2020

crédito: PF/Divulgação

A Polícia Federal cumpriu, nesta quarta-feira (13/3), 13 mandados judiciais em operação de combate aos crimes de associação criminosa e lavagem de dinheiro vindo do contrabando de cigarros em Montes Claros, no Norte de Minas.

 

Na ação, oito mandados de busca e apreensão e cinco mandados de sequestro de bens e valores foram cumpridos. Os alvos dos mandados também estão sendo indiciados pelos crimes de associação criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas máximas somadas chegam a 18 anos de reclusão.

 

As investigações começaram em dezembro de 2020 após levantamentos policiais indicarem a atuação articulada de um grupo criminoso voltada para a distribuição de cigarros contrabandeados do Paraguai.

 

 

Os investigados, que tinham a base de operação na cidade de Janaúba (MG), forneciam cigarros para diversos clientes no Norte de Minas Gerais e Sul da Bahia.

 

 

O trabalho policial de análise de dados bancários e telemáticos demonstrou que o grupo havia movimentado milhões de reais em poucos anos e apresentava crescimento patrimonial não justificado. Eles mantinham relações financeiras recorrentes com outras pessoas que têm registros policiais de envolvimento com o contrabando de cigarros.

 

Os investigados também utilizavam de laranjas para movimentação patrimonial e financeira oriunda do crime de contrabando.

 

 

“Estudos de segurança pública têm revelado que grandes organizações criminosas têm expandido suas atividades ilícitas para o contrabando de cigarros, de forma que combater esse tipo de crime representa mais uma ação de repressão ao crime organizado”, informou a Polícia Federal.