Começa a montagem da nova sonorização na Andradas e Amazonas -  (crédito: Gladyston Rodrigues )

Começa a montagem da nova sonorização na Andradas e Amazonas

crédito: Gladyston Rodrigues

A montagem das vias sonorizadas para o Carnaval de BH começou nesta terça-feira (6/2). O sistema inovador, nomeado de Line Array, foi projetado para potencializar e trazer clareza ao som. Serão 16 torres em 500 metros na Avenida dos Andradas. Na Amazonas, serão 13 equipamentos, em 450 metros da via.

 

Na Andradas, a concentração começa no número 3560 e termina no 4000. Já na Amazonas, o início será no número 553, e o final, no 156. As caixas serão distribuídas com 30 metros de distância de uma para outra.

 

Cada avenida terá dois trios elétricos, em razão dos dois blocos que se apresentam por dia. A cenografia do primeiro trio é feita de madrugada, e, enquanto o desfile acontece, o segundo trio é programado. As estruturas possuem sonorização na frente e atrás, e as laterais também terão caixas de som.

 

O novo sistema também foi pensado para permitir maior conexão entre a banda e a bateria. “Criamos um trio elétrico em formato mais baixo, pensado especificamente para o Carnaval de BH, onde essa integração fosse melhor”, explica Patrícia Tavares, CEO da Do Brasil Live Marketing, responsável pela produção do projeto.

 

 Preparativos para o Carnaval, na Avenida dos Andradas. PMMG faz as instalações para o monitoramento.

Preparativos para o Carnaval, na Avenida dos Andradas. PMMG faz as instalações para o monitoramento.

Gladyston Rodrigues

As vias sonorizadas vão receber o desfile de 15 blocos nos quatro dias de folia. Seis deles não participaram do Ensaio Geral para testar o novo sistema de som. Patrícia Tavares conta que foram feitos testes de funcionamento para entender o melhor jeito de sonorizar as baterias e como conectar o regente com a banda. “Tudo foi testado, e vai ter uma passagem de som. É como se você fosse fazer um show em um palco e testar esse som antes de começar efetivamente a tocar”, explica.

 

Leia também: Belo Horizonte registra três mortes por dengue

 

Desde o ensaio, alguns ajustes técnicos foram feitos. Dentre eles, a microfonagem da bateria e ajustes na voltagem do equipamento dos trios. “Fizemos um planejamento, estamos executando e fazendo ajustes. Quando partimos para um projeto que nunca aconteceu, entendemos que estamos no modelo 1.0, fazendo todos os testes para encontrar formas de chegar no 2.0”, destaca Patrícia.

 

A finalização da montagem da Andradas está prevista para sexta-feira (9/2), e a Amazonas finaliza neste sábado (10/2).

 

Ponto de atenção

 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão do tempo para este final de semana é de céu parcialmente nublado, e a temperatura pode chegar a máxima de 31ºC. Há possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite, o que desperta a atenção ao Ribeirão Arrudas na avenida dos Andradas.

 

A produtora destaca que está sendo feito o uso de equipamentos que preveem as condições climáticas e avisam sobre a possibilidade de chuvas. Ela destaca que, em caso alagamentos, o desfile na Andradas não será possível.

 

Roubos e furtos

 

No Ensaio Geral dos blocos, que levou cerca de 200 mil pessoas às ruas, a Polícia Militar (PMMG) registrou bons resultados para a segurança. O número furtos foi inferior ao esperado pela PM, tendo em vista a quantidade de pessoas presentes.

 

O resultado foi considerado promissor pela polícia e uma premissa importante para o trabalho que será feito no período oficial de carnaval 

 

*Estagiária sob a supervisão dos subeditores Fábio Corrêa e Thiago Prata