Serão compartilhadas as vias com intervenções para os mais de 500 cortejos que saem pela cidade -  (crédito: Divulgação/PBH)

Serão compartilhadas as vias com intervenções para os mais de 500 cortejos que saem pela cidade

crédito: Divulgação/PBH

As intervenções que serão feitas no trânsito por conta dos desfiles de blocos de carnaval em Belo Horizonte estarão disponíveis no Google Maps e no Waze. Assim, os aplicativos poderão sugerir rotas alternativas para que os motoristas evitem os locais de folia. Já é possível conferir a programação das interdições para todos os dias de carnaval no Waze Event.

 

O Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) utiliza, eventualmente, a parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), Waze e Google, mas, durante o período carnavalesco, o trabalho se destaca: serão compartilhadas as informações de trânsito para os mais de 500 cortejos que ocorrerão nas nove regiões da capital.

 

 

Em 2024, a quantidade de blocos e desfiles deverá ser recorde. Por isso, para ter todas as informações disponíveis com antecedência, torna-se imprescindível um esforço conjunto da equipe técnica da BHTrans com os voluntários do Waze.

 

“O apoio dos usuários do Waze é imprescindível, qualificando as informações e orientando sobre a melhor forma de disponibilizá-las na plataforma. Esse apoio, em conjunto com o debate constante com os técnicos da BHTrans, que são responsáveis pela estrutura das interdições nas vias, possibilita que a informação que o motorista recebe no aplicativo seja a melhor e a mais precisa possível. Essa parceria é um caso de sucesso no Brasil”, explica Marcelo Geraldo Batista, supervisor da Gerência de Pesquisa e Tecnologia da Informação da BHTrans.

 

Os editores voluntários do Waze que fazem a parceria com a BHTrans são Arthur Fernando Santos Vieira e Evandro Martins Lobato.

 

Arthur foi quem estabeleceu a parceria com o órgão gestor de trânsito e transporte. Já Evandro é responsável pela operação do Waze no C=carnaval de Belo Horizonte. Ele explica que a “comunidade Wazer” da capital mineira é uma referência no Brasil e diz que o trabalho conjunto é ótimo para a evolução e o aprimoramento do aplicativo.

 

Mapa dos blocos de BH


Veja data, local e horário de desfile dos blocos de rua do carnaval de BH 2024 neste mapa interativo atualizado diariamente. Baixe o mapa dos blocos de carnaval de BH para acompanhar as centenas de desfiles grátis nas ruas da capital mineira.