Hope faz parte do projeto de extensão Terapia Assistida por Animais, realizado pela Faculdade de Veterinária do Centro Universitário UNA -  (crédito: Hospital São Camilo Unimed/Divulgação)

Hope faz parte do projeto de extensão Terapia Assistida por Animais, realizado pela Faculdade de Veterinária do Centro Universitário UNA

crédito: Hospital São Camilo Unimed/Divulgação

A presença de Hope, um golden retriever treinado como "cão terapeuta", mudou a rotina do Hospital Infantil São Camilo Unimed. Pacientes, visitantes, colaboradores e corpo clínico da unidade se descontraíram com a chegada do doguinho.

 

 

O Hospital São Camilo é voltado para o atendimento exclusivo de crianças e adolescentes. O objetivo desse tipo de ação é levar conforto e cuidado para os pacientes que estão internados na unidade.

 

Leia: Cadela 'visita' Santa Casa BH e alegra o dia das crianças em tratamento

 

Com sua mochila nas costas, enfeites de renas e seu “crachá” especialmente confeccionado para a ocasião, Hope levou momentos de descontração, principalmente, aos pacientes que puderam interagir com ele.

 

Interação de pacientes com animas reduz estresse e solidão 


Estudos têm evidenciado os efeitos positivos da interação entre animais e pacientes hospitalizados. Esses encontros têm o potencial de reduzir o estresse, mitigar a solidão e proporcionar uma sensação significativa de conexão, além de estimular a recuperação física.

 

Hope faz parte do projeto de extensão Terapia Assistida por Animais, realizado pela Faculdade de Veterinária do Centro Universitário UNA.

 

Leia: Crianças e pets: amizade promissora

 

Além disso, ele mantém uma presença ativa nas redes sociais, com um perfil no Instagram: @hope_ogolden.

 

Protocolo

 

A entrada de Hope no hospital seguiu rigorosamente o Protocolo para Visita de Animais Domésticos e de Estimação em Hospital. Entre os requisitos obrigatórios estão a apresentação do cartão de vacinas em dia e um banho em pet shop feito em menos de 24 horas.