Estado de Minas - Em foco
Gerais Política Economia Nacional Internacional Cultura Degusta Turismo
Sem resultado
Veja todos os resultados
Assine Entrar
Estado de Minas - Em foco
Gerais Política Economia Nacional Internacional Cultura Degusta Turismo
Sem resultado
Veja todos os resultados
Assine Entrar
Estado de Minas - Em foco
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Cidades

Pioneira do morango em Minas Gerais desde 1963: a Terra do Morango com 965 metros de altitude na Serra da Mantiqueira

Vitor Bruno Por Vitor Bruno
28/05/2026
Em Cidades
Pioneira do morango em Minas Gerais desde 1963: a Terra do Morango com 965 metros de altitude na Serra da Mantiqueira

Pioneira do morango em Minas Gerais desde 1963: a Terra do Morango com 965 metros de altitude na Serra da Mantiqueira // IMAGEM ILUSTRATIVA

Encravada na Serra da Mantiqueira a 965 metros de altitude, no Sul de Minas Gerais, uma cidade de 11,5 mil habitantes carrega um título raro. Estiva é a Terra do Morango: foi nela que a fruta deu seus primeiros passos no estado, em 1963, e ajudou a transformar o Sul mineiro no maior polo produtor do Brasil, com uma variedade nacional registrada e reconhecida pelo Ministério da Agricultura em 2016.

A história que começou num brejo do século 18

O nome da cidade nasceu do chão. Em meados de 1720, bandeirantes que cruzavam o caminho entre Minas Gerais e a capitania de São Paulo perdiam burros de carga em atoleiros frequentes. Para vencer o trecho pantanoso, autoridades construíram um estivado de madeira roliça de 210 metros sobre o brejo, registra a Associação dos Amigos do Caminho da Fé.

O local ficou conhecido como Brejo da Estiva e, depois, apenas Estiva. A emancipação veio bem mais tarde: o município foi criado pela Lei Estadual nº 336, de 27 de dezembro de 1948, e instalado em 1º de janeiro de 1949. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade tinha 11.502 habitantes no Censo 2022, com estimativa de 11.880 para 2025, espalhados em 243,8 km² e mais de 99% das crianças de 6 a 14 anos na escola.

Quem busca contemplar belas imagens aéreas de uma pacata cidade do interior mineiro, vai curtir esse vídeo especialmente selecionado do canal Viagens por Ae, que conta com mais de 5.300 visualizações, onde são apresentadas as paisagens e a praça central de Estiva no Sul de Minas Gerais:

LeiaTambém

O berço de um herói nacional: a cidade com 26 km de litoral e história

O berço de um herói nacional: a cidade com 26 km de litoral e história

29/05/2026
Porta de entrada do primeiro parque nacional do Brasil: a cidade mineira com 80% do território em áreas protegidas e picos de 2.670 metros na Mantiqueira

Porta de entrada do primeiro parque nacional do Brasil: a cidade mineira com 80% do território em áreas protegidas e picos de 2.670 metros na Mantiqueira

29/05/2026
A vila de pescadores com golfinhos, paredões de 40 metros e uma comunidade internacional

A vila de pescadores com golfinhos, paredões de 40 metros e uma comunidade internacional

29/05/2026
Cidade natal do presidente que fundou a 23ª melhor universidade da América Latina: o município mineiro de 76 mil moradores a 225 km da capital

Cidade natal do presidente que fundou a 23ª melhor universidade da América Latina: o município mineiro de 76 mil moradores a 225 km da capital

28/05/2026

O morango que mudou o Sul de Minas e ganhou registro nacional

O cultivo do morango chegou em 1963, levado por produtores do bairro Ribeirão das Pedras que aprenderam a técnica em Atibaia, no interior paulista. Mais de seis décadas depois, segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), o estado responde por mais da metade da produção nacional, e o Sul de Minas concentra cerca de 90% da safra estadual.

Estiva está entre os municípios do núcleo produtivo, ao lado de Bom Repouso, Espírito Santo do Dourado, Senador Amaral e Pouso Alegre. Em 2016, o produtor local Pedro Ribeiro Pereira viu sua variedade ser oficialmente reconhecida pelo Ministério da Agricultura: o morango PRA Estiva, registrado como a primeira variedade nacional da fruta, com frutos mais doces, vermelhos e resistentes a variações de temperatura.

Leia também: Eleita 1º lugar em qualidade de vida em Minas Gerais: a única cidade do Brasil na rota termal europeia tem águas sulfurosas a 45°C dentro de um vulcão extinto

O que fazer na Terra do Morango da Mantiqueira?

O roteiro estivense combina turismo religioso, gastronomia e paisagem de altitude. Entre os principais atrativos, destacam-se:

  • Caminho da Fé: ramal de Águas da Prata cruza o município em direção à Basílica de Aparecida, em São Paulo; a rota completa tem cerca de 400 km na Serra da Mantiqueira, segundo a Prefeitura Municipal de Estiva.
  • Pico do Selado: ponto mais alto da cidade, conhecido pela visão privilegiada da Serra da Mantiqueira e ideal para acampamento.
  • Praça Francisco Ribeiro Pereira: praça central com mais de 400 metros de extensão, coreto, anfiteatro e jardim, palco da feirinha de domingo e do Festival do Morango.
  • Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida: padroeira da cidade, com Festa anual que reúne peregrinos do Caminho da Fé.
  • Obelisco do Estivado: marco que assinala o local onde ficava a passagem de madeira de 210 metros construída em 1720.
  • Pesqueiros e cachoeiras rurais: o município tem quatro pesqueiros estruturados para turismo e cachoeiras espalhadas pelos quinze bairros rurais.

A culinária estivense gira em torno da fruta vermelha. Entre os pratos mais procurados, destacam-se:

  • Estrogonofe de morango: criação local que virou marca da cidade, servido em restaurantes do centro durante todo o ano.
  • Bolo vermelho: receita tradicional passada entre gerações, símbolo da cultura gastronômica estivense.
  • Tortas, pavês e geleias de morango: produção artesanal vendida em comércios locais e na feirinha dominical.
  • Broa de pau a pique: pão rústico mineiro, complemento da mesa caipira tradicional.
  • Frango ao molho pardo: prato típico do Sul de Minas que divide espaço com os derivados do morango nos cardápios da cidade.

Quem deseja descobrir curiosidades e a produção agrícola no interior mineiro, vai curtir esse vídeo especialmente selecionado do canal TV Aparecida, que conta com mais de 10 mil visualizações, onde os apresentadores mostram o cultivo e as variedades em um morangal em Estiva-MG:

Quando é a melhor época para visitar Estiva?

O clima tropical de altitude da Serra da Mantiqueira oferece estações bem marcadas. A tabela a seguir resume os dados:

🎣 Verão
Dezembro a Fevereiro 17°C a 28°C
As precipitações chegam altas na Serra da Mantiqueira e lavam o calor. O conselho de ouro é evitar as pancadas à tarde para focar nas ricas cachoeiras e nos fartos pesqueiros pela manhã.
Publicidade ☔ CHUVA ALTA
🥾 Outono
Março a Maio 14°C a 25°C
O ar e a umidade caem tornando os dias mais estáveis para grandes caminhadas. Estação serena excelente e muito procurada para praticar as trilhas e o peregrino Caminho da Fé.
🌤️ CHUVA MÉDIA
⛰️ Inverno
Junho a Agosto 7°C a 22°C
A melhor e mais cobiçada janela na serra, consagrada por sua chuva baixa! Época excelente para quem gosta de desafios na montanha, ideal para o Pico do Selado e a rica gastronomia mineira.
⭐ PICO DO SELADO
🍓 Primavera
Setembro a Novembro 12°C a 27°C
O calor ganha mais força junto a uma umidade em estágio crescente. Uma fase lindíssima de farta colheita agrícola indicada para celebrar no Festival do Morango e curtir a feirinha dominical.
🌸 CHUVA CRESCENTE

Temperaturas aproximadas com base no Climatempo. Condições podem variar.

Como chegar até a cidade do morango

A cidade fica a cerca de 418 km de Belo Horizonte e a 173 km de São Paulo, com acesso principal pela Rodovia Fernão Dias (BR-381). O município está a aproximadamente 30 km de Pouso Alegre, principal centro urbano do Sul mineiro, e a pouco mais de 100 km de Campos do Jordão, no lado paulista da Mantiqueira.

Conheça a cidade onde o morango virou identidade

Poucas cidades brasileiras têm o sabor de uma única fruta tão presente na economia, na cultura e na paisagem. Estiva combina o pioneirismo de quem introduziu o morango em Minas, a tranquilidade da Mantiqueira e a fé do peregrino que passa rumo a Aparecida.

Você precisa conhecer Estiva e provar o estrogonofe de morango que só existe a 965 metros de altitude.

Tags: cidadesEstivaMinas Gerais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estado de Minas

Política Economia Internacional Nacional Cultura Saúde e Bem Viver EM Digital Fale com EM Assine o Estado de Minas

Entretenimento

Entretenimento Famosos Séries e TV Cinema Música Trends Comportamento Gastronomia Tech Promoções

Estado de Minas

Correio Braziliense

Cidades DF Política Brasil Economia Mundo Diversão e Arte Ciência e Saúde Eu Estudante Concursos Concursos

Correio Web

No Ataque

América Atlético Cruzeiro Vôlei Futebol Nacional Futebol Internacional Esporte na Mídia Onde Assistir

Vrum

Classificados MG Classificados DF Notícias

Lugar Certo

Classificados MG Classificados DF

Jornal Aqui

Cidades Esporte Entretenimento Curiosidades

Revista Encontro

Notícias Cultura Gastrô

Tv Alterosa

Alterosa Alerta Jornal da Alterosa Alterosa Esporte

Sou BH

Tupi FM

Apresentadores Programação PodCasts Melhores da Bola Tupi

© Copyright 2025 Diários Associados.
Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Gerais
  • Política
  • Economia
  • Nacional
  • Internacional
  • DiversEM
  • Saúde
  • Colunistas
  • Cultura
  • BBB
  • Educação
  • Publicidade Legal
  • Direito e Justiça Minas
  • Regiões de Minas
  • Opinião
  • Especiais
  • #PRAENTENDER
  • Emprego
  • Charges
  • Turismo
  • Ciência
  • Feminino e Masculino
  • Degusta
  • Tecnologia
  • Esportes
  • Pensar
  • Podcast
  • No Ataque
    • América
    • Atlético
    • Cruzeiro
  • Agropecuário
  • Entretenimento
  • Horóscopo
  • Divirta-se
  • Apostas
  • Capa do Dia
  • Loterias
  • Casa e Decoração
  • Mundo Corporativo
  • Portal Uai
  • TV Alterosa
  • Parceiros
  • Blogs
  • Aqui
  • Vrum
  • Sou BH
  • Assine
  • Anuncie
  • Newsletter
  • Classificados
  • Clube do Assinante
  • EM Digital
  • Espaço do Leitor
  • Fale com o EM
  • Perguntas Frequentes
  • Publicidade Legal Aqui
  • Conteúdo Patrocinado
  • Política de privacidade

© Copyright 2025 Diários Associados.
Todos os direitos reservados.