Estado de Minas - Em foco
Gerais Política Economia Nacional Internacional Cultura Degusta Turismo
Sem resultado
Veja todos os resultados
Assine Entrar
Estado de Minas - Em foco
Gerais Política Economia Nacional Internacional Cultura Degusta Turismo
Sem resultado
Veja todos os resultados
Assine Entrar
Estado de Minas - Em foco
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Curiosidades

Uma cidade do sul de Minas guarda igrejas barrocas, praças e um relógio centenário em meio às montanhas: patrimônio mantém sua identidade

Guilherme Araújo Por Guilherme Araújo
03/11/2026
Em Curiosidades
O patrimônio arquitetônico mantém vivas características que acompanham a cidade há gerações - IMAGEM ILUSTRATIVA

O patrimônio arquitetônico mantém vivas características que acompanham a cidade há gerações - IMAGEM ILUSTRATIVA

WhatsApp
Seguir no Google
EM Box IA
🎧 Ouvir o resumo 0:00
São João del-Rei, em Minas Gerais, teve seu conjunto arquitetônico e urbanístico tombado pelo Iphan em 1938.↓ Ver no artigo
O relógio da Matriz de Nossa Senhora do Pilar foi inaugurado em 1905 e era ligado aos sinos que marcavam horas e quartos de hora.↓ Ver no artigo
A Ponte da Cadeia foi construída em 1797 e a Ponte do Rosário, em 1800, atravessando o Córrego do Lenheiro.↓ Ver no artigo

Ao enviar, você concorda com o tratamento dos dados. Antes de qualquer publicação, nomes, endereços e detalhes identificáveis são substituídos por fictícios.

Toque em uma pergunta para abrir o chat com a resposta.
  • Em vez de desengordurante forte, água morna com detergente ajuda a soltar a gordura do filtro metálico da coifa, mas o filtro de carvão pede outro cuidado há 23 minutos
  • Panela inox cria um arco colorido no fundo depois do cozimento: o que o calor pode fazer com a superfície metálica há 25 minutos
  • Erro comum de donas de casa na hora de lavar roupas pode deixar resíduos nas peças e prejudicar a limpeza há 3 semanas
  • A portinhola quase escondida na parte de baixo da máquina de lavar dá acesso a um filtro capaz de prender moedas, botões e objetos antes que cheguem à bomba há 3 semanas
Mais sobre Curiosidades →
Resumo gerado por IA a partir dos artigos deste site.
⚡ Feito com Myth Box

Os sinos ecoam entre igrejas e ruas antigas, e a cidade parece contar histórias singulares. Em São João del-Rei, Minas Gerais, um relógio inaugurado em 1905 guarda essa memória. O centro histórico reúne templos, pontes e casarões de épocas diferentes, sem deixar de ser um lugar de moradia e trabalho.

Por que São João del-Rei guarda tantas épocas juntas?

O povoado cresceu com a busca por ouro, mas não perdeu sua importância quando a mineração diminuiu. Comércio, circulação de pessoas e outras atividades mantiveram a cidade ativa. Por isso, igrejas coloniais convivem com sobrados e edifícios posteriores, formando uma paisagem mais variada do que parece à primeira vista.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional informa que o conjunto arquitetônico e urbanístico foi tombado em 1938. A proteção reconhece ruas, construções e espaços históricos, e não apenas os templos mais fotografados. O crescimento posterior também deixou marcas que merecem ser entendidas.

As igrejas e praças históricas ajudam a contar como o município se desenvolveu ao longo do tempo – Créditos: depositphotos.com / diegograndi

O relógio da Matriz do Pilar marca uma memória centenária

Um plano de estudo do centro histórico registra que o relógio da Matriz de Nossa Senhora do Pilar foi inaugurado em 1905. O equipamento aparece ligado à marcação das horas e dos quartos de hora pelos sinos. Essa referência documenta sua história, mas não garante que esteja funcionando hoje.

LeiaTambém

A presença da família imperial deixou marcas que continuam visíveis na arquitetura e nos espaços públicos - IMAGEM ILUSTRATIVA

A cidade serrana em que casarões, palácio e jardins contam a história da monarquia brasileira longe da antiga capital

02/11/2026
O traçado das ruas ajuda a entender como o povoado se desenvolveu durante o período da mineração - IMAGEM ILUSTRATIVA

A vila colonial brasileira cujo centro cresceu entre morros e córregos: ruas estreitas escondem séculos de história do ouro

31/10/2026
As esculturas preservam detalhes de uma época em que a arte religiosa marcava a paisagem das cidades mineiras - IMAGEM ILUSTRATIVA

O lugar no interior de Minas onde doze profetas de pedra guardam a entrada de uma basílica: esculturas barrocas sobreviveram por séculos

01/11/2026
Os montes revelam a capacidade de organização de uma cidade que reuniu grande população

Cidade pré-colombiana construiu cerca de 120 montes de terra e um deles chega a 30 metros: Cahokia reunia milhares de moradores

30/10/2026

Na mesma igreja, a arte do interior e a fachada mostram momentos diferentes. O barroco da capela-mor e as mudanças externas ajudam a contar como o templo foi adaptado. O relógio não explica toda a cidade, mas aproxima a arquitetura antiga de uma necessidade cotidiana: saber a hora.

O que observar nas igrejas e nas praças antigas?

Entre as referências religiosas estão a Igreja de São Francisco de Assis, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e a Matriz do Pilar. As torres, portadas e altares não seguem um modelo único. Barroco, rococó e mudanças de outras épocas aparecem em pontos diferentes do centro.

A Praça de São Francisco e o Largo do Carmo ajudam a perceber a relação entre templos e espaços públicos. As construções ficam ligadas a ruas usadas diariamente, e as áreas abertas permitem observar o tamanho das fachadas. Esse contexto ajuda a compreender a arquitetura além das fotografias.

Quem deseja explorar as cidades históricas de Minas Gerais, vai curtir esse vídeo especialmente selecionado do canal Na Mala, que conta com mais de 93 mil visualizações, onde os apresentadores mostram um roteiro de um dia por São João del-Rei, com suas igrejas barrocas, ruas históricas e atrações ligadas ao Ciclo do Ouro:

Pontes de pedra e museu ampliam o passeio histórico

O centro também é marcado por pontes que atravessam o Córrego do Lenheiro. A Ponte da Cadeia foi construída em 1797, enquanto a Ponte do Rosário data de 1800, segundo o Iphan. Elas mostram que as obras necessárias à circulação também fazem parte do patrimônio, mesmo sem grandes ornamentos.

Há outras marcas que ajudam a perceber a variedade do centro:
  • Matriz do Pilar: templo ligado ao relógio histórico e à tradição dos sinos.
  • Igreja de São Francisco: fachada de grande destaque no cenário religioso.
  • Ponte da Cadeia: passagem de pedra associada ao crescimento urbano.
  • Ponte do Rosário: ligação antiga entre diferentes pontos da cidade.
  • Museu Regional: casarão histórico que guarda objetos e memórias da região.

O Museu Regional de São João del-Rei ocupa uma antiga residência do século XIX, adaptada para receber acervos históricos. Seus objetos ajudam a enxergar costumes, trabalho e vida doméstica que não aparecem apenas na visita às igrejas. Cada espaço acrescenta uma parte diferente da memória da cidade.

A presença das montanhas cria um cenário que combina natureza e construções antigas – Créditos: depositphotos.com / bermed2009.hotmail.com

Como a cidade mantém suas tradições em uso?

O toque dos sinos faz parte de práticas religiosas reconhecidas como patrimônio cultural. Na cidade, badaladas e celebrações ainda ligam templos à comunidade. Isso não significa que tudo permaneceu igual desde o século XVIII: técnicas, usos e rotinas mudaram, enquanto determinados costumes continuaram a ser transmitidos.

A preservação exige equilibrar vida atual, segurança e conservação. Obras em imóveis protegidos precisam observar exigências próprias, e o uso diário traz desgaste. A cidade não pode ser tratada como peça de museu: morar, trabalhar e circular também são partes de sua identidade, ao lado da arquitetura.

São João del-Rei continua além da paisagem colonial

A cidade mineira de São João del-Rei cresceu entre montanhas e manteve atividades econômicas e culturais diversas. A história local inclui ferrovia, escolas, comércio e manifestações populares, além das igrejas. É essa combinação que ajuda a explicar por que o centro antigo continua conectado ao restante do município.

O relógio de 1905 oferece um detalhe concreto para olhar o lugar com mais atenção. Ele se soma às pontes, praças e fachadas que sobreviveram a reformas e mudanças. Em São João del-Rei, a memória permanece presente nos espaços usados todos os dias, não apenas nos monumentos.

Sua história pode virar reportagem

Conte por texto ou áudio — nomes e endereços viram fictícios antes de qualquer publicação.

Tags: barrocoMinas GeraisPatrimônioSão João del-Rei

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estado de Minas

Política Economia Internacional Nacional Cultura Saúde e Bem Viver EM Digital Fale com EM Assine o Estado de Minas

Entretenimento

Entretenimento Famosos Séries e TV Cinema Música Trends Comportamento Gastronomia Tech Promoções

Estado de Minas

Correio Braziliense

Cidades DF Política Brasil Economia Mundo Diversão e Arte Ciência e Saúde Eu Estudante Concursos Concursos

Correio Web

No Ataque

América Atlético Cruzeiro Vôlei Futebol Nacional Futebol Internacional Esporte na Mídia Onde Assistir

Vrum

Classificados MG Classificados DF Notícias

Lugar Certo

Classificados MG Classificados DF

Jornal Aqui

Cidades Esporte Entretenimento Curiosidades

Revista Encontro

Notícias Cultura Gastrô

Tv Alterosa

Alterosa Alerta Jornal da Alterosa Alterosa Esporte

Sou BH

Tupi FM

Apresentadores Programação PodCasts Melhores da Bola Tupi

© Copyright 2025 Diários Associados.
Todos os direitos reservados.

Estado de Minas - Em foco · EM Box
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Gerais
  • Política
  • Economia
  • Nacional
  • Internacional
  • DiversEM
  • Saúde
  • Colunistas
  • Cultura
  • BBB
  • Educação
  • Publicidade Legal
  • Direito e Justiça Minas
  • Regiões de Minas
  • Opinião
  • Especiais
  • #PRAENTENDER
  • Emprego
  • Charges
  • Turismo
  • Ciência
  • Feminino e Masculino
  • Degusta
  • Tecnologia
  • Esportes
  • Pensar
  • Podcast
  • No Ataque
    • América
    • Atlético
    • Cruzeiro
  • Agropecuário
  • Entretenimento
  • Horóscopo
  • Divirta-se
  • Apostas
  • Capa do Dia
  • Loterias
  • Casa e Decoração
  • Mundo Corporativo
  • Portal Uai
  • TV Alterosa
  • Parceiros
  • Blogs
  • Aqui
  • Vrum
  • Sou BH
  • Assine
  • Anuncie
  • Newsletter
  • Classificados
  • Clube do Assinante
  • EM Digital
  • Espaço do Leitor
  • Fale com o EM
  • Perguntas Frequentes
  • Publicidade Legal Aqui
  • Conteúdo Patrocinado
  • Política de privacidade

© Copyright 2025 Diários Associados.
Todos os direitos reservados.