Estado de Minas - Em foco
Gerais Política Economia Nacional Internacional Cultura Degusta Turismo
Sem resultado
Veja todos os resultados
Assine Entrar
Estado de Minas - Em foco
Gerais Política Economia Nacional Internacional Cultura Degusta Turismo
Sem resultado
Veja todos os resultados
Assine Entrar
Estado de Minas - Em foco
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Notícias

Acabei de descobrir por que sentimos tanta vontade de comer doces quando estamos estressados

Daniely Cardoso Por Daniely Cardoso
13/06/2026
Em Notícias
“Desejo de Doce Não é Fraqueza: o que a Ciência Revela (de Verdade) sobre seu Cérebro Estressado e a Vontade IMEDIATA de Açúcar”

Picos de cortisol induzidos por tensões corporais estimulam o desejo por açúcar.

WhatsApp
Seguir no Google
Chat Box IA

Ao enviar, você concorda com o tratamento dos dados. Antes de qualquer publicação, nomes, endereços e detalhes identificáveis são substituídos por fictícios.

Toque em uma pergunta para abrir o chat com a resposta.
  • Gramado de estádio se divide em 3 peças de mais de 3 mil toneladas cada e desaparece sob a arquibancada em cerca de 25 minutos há 2 semanas
  • Ponte de 36 km atravessa uma baía inteira e encurtou em 120 km a viagem terrestre entre duas das maiores regiões industriais da China há 2 semanas
  • Em vez de confiar na memória, Marina, professora de 34 anos, passou a fotografar o apartamento pelo celular antes da mudança, registrou 3 avarias na entrega das chaves e, 2 anos depois, usou as fotos para barrar a cobrança na vistoria, segundo a Lei do Inquilinato e o Código Civil há 3 semanas
  • Mercúrio retrógrado acabou, mas a fase de sombra segue até 6 de agosto e ainda mexe com 4 signos há 3 semanas
Mais sobre Notícias →
Resumo gerado por IA a partir dos artigos deste site.

A vontade de comer doce em períodos de pressão no trabalho, problemas pessoais ou cansaço intenso é um comportamento bastante comum. Em vez de ser apenas falta de disciplina, esse impulso costuma estar ligado à forma como o corpo e o cérebro reagem ao estresse, envolvendo hormônios, emoções, padrões de sono e mecanismos de recompensa que ajudam a explicar por que sobremesas, chocolates e bebidas açucaradas parecem tão atrativos justamente nos dias mais pesados.

Como o estresse influencia a vontade de comer doce

Em condições de tensão, o corpo libera hormônios como o cortisol e a adrenalina, que preparam o organismo para reagir, mas também podem aumentar a fome e a atração por comidas energéticas e palatáveis, como bolos, chocolates ou chás com leite adoçado.

Além disso, noites mal dormidas e longos períodos sem pausa intensificam essa resposta. O açúcar tem relação direta com áreas do cérebro associadas ao prazer, e, quando alguém consome algo doce, ocorre a liberação de substâncias envolvidas na sensação de recompensa, criando um elo entre “dia difícil” e “alívio ao comer doce”.

O consumo de açúcar costuma proporcionar sensação de bem-estar em curto prazo

Por que o doce traz alívio rápido mas passageiro

O consumo de açúcar costuma proporcionar sensação de bem-estar em curto prazo. O doce estimula neurotransmissores ligados à satisfação, como a dopamina e a serotonina, gerando a impressão de que o problema diminuiu de intensidade e que a pessoa está mais calma e amparada emocionalmente.

Em situações de estresse e vontade de comer doce, o cérebro “aprende” que aquele alimento está ligado a uma resposta de conforto. Porém, após a elevação rápida do açúcar no sangue, o organismo ajusta novamente esses níveis, o que pode levar à sensação de cansaço, queda de energia e um novo desejo por alimentos açucarados.

O estresse sempre aumenta a fome por doces

A reação ao estresse não é igual para todas as pessoas. Enquanto muitas relatam aumento da fome e desejo por sobremesas, outras percebem o efeito oposto, com perda de apetite, náusea ou dificuldade de escolher o que comer, o que também pode estar relacionado a ansiedade e alterações digestivas.

Se você gosta de ouvir profissionais, separamos esse vídeo do canal Tua Saúde mostrando mais sobre como controlar a vontade de comer doces:

O tipo de doce preferido varia bastante. Chocolates, bebidas adocicadas, sobremesas geladas e bolos são exemplos comuns e, em muitos casos, estão ligados a memórias afetivas, como comemorações em família, o que reforça o caráter de “conforto emocional” e consolida o hábito ao longo do tempo.

LeiaTambém

geração Z cansada

A Geração Z é a mais cansada: por que 83% sofrem de estresse relacionado ao trabalho

21/07/2026
O que comer quando bate o estresse? 8 alimentos que auxiliam o humor e esvaziar a mente

O que comer quando bate o estresse? 8 alimentos que auxiliam o humor e esvaziar a mente

20/07/2026
Por que os gatos têm medo do barulho de secadores de cabelo e aspiradores de pó? Como diminuir esse medo

Por que os gatos têm medo do barulho de secadores de cabelo e aspiradores de pó? Como diminuir esse medo

16/07/2026
lidar com mudanças

Belén Hernández, psicóloga: “Não podemos evitar o que acontece, mas podemos cuidar de nós mesmos e escolher como superar isso.”

16/07/2026

O que pode ser feito quando o estresse aumenta a vontade de doce

Comer algo doce de vez em quando não representa, por si só, um problema. A questão ganha importância quando o doce passa a ser o principal recurso para lidar com situações difíceis, surgem episódios de compulsão ou sensação de perda de controle, e outros sinais de que a alimentação está sendo usada para “anestesiar” emoções.

Nesses casos, pode ser útil adotar outras estratégias de manejo do estresse, reduzindo a dependência emocional dos alimentos açucarados e fortalecendo formas mais saudáveis de regulação emocional, como movimento corporal, cuidado com o sono e apoio social. Exemplos práticos incluem:

Em alguns contextos, o desejo por doces durante períodos de estresse pode ser um sinal de que o corpo e a mente estão pedindo uma pausa. Observar esse comportamento com atenção, sem julgamentos, permite identificar padrões, regular melhor o estresse diário e, se necessário, buscar apoio profissional para construir uma relação mais consciente com a comida.

Tags: AnsiedadeEstressevontade de comer doces

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estado de Minas

Política Economia Internacional Nacional Cultura Saúde e Bem Viver EM Digital Fale com EM Assine o Estado de Minas

Entretenimento

Entretenimento Famosos Séries e TV Cinema Música Trends Comportamento Gastronomia Tech Promoções

Estado de Minas

Correio Braziliense

Cidades DF Política Brasil Economia Mundo Diversão e Arte Ciência e Saúde Eu Estudante Concursos Concursos

Correio Web

No Ataque

América Atlético Cruzeiro Vôlei Futebol Nacional Futebol Internacional Esporte na Mídia Onde Assistir

Vrum

Classificados MG Classificados DF Notícias

Lugar Certo

Classificados MG Classificados DF

Jornal Aqui

Cidades Esporte Entretenimento Curiosidades

Revista Encontro

Notícias Cultura Gastrô

Tv Alterosa

Alterosa Alerta Jornal da Alterosa Alterosa Esporte

Sou BH

Tupi FM

Apresentadores Programação PodCasts Melhores da Bola Tupi

© Copyright 2025 Diários Associados.
Todos os direitos reservados.

Estado de Minas - Em foco · Chat Box
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Gerais
  • Política
  • Economia
  • Nacional
  • Internacional
  • DiversEM
  • Saúde
  • Colunistas
  • Cultura
  • BBB
  • Educação
  • Publicidade Legal
  • Direito e Justiça Minas
  • Regiões de Minas
  • Opinião
  • Especiais
  • #PRAENTENDER
  • Emprego
  • Charges
  • Turismo
  • Ciência
  • Feminino e Masculino
  • Degusta
  • Tecnologia
  • Esportes
  • Pensar
  • Podcast
  • No Ataque
    • América
    • Atlético
    • Cruzeiro
  • Agropecuário
  • Entretenimento
  • Horóscopo
  • Divirta-se
  • Apostas
  • Capa do Dia
  • Loterias
  • Casa e Decoração
  • Mundo Corporativo
  • Portal Uai
  • TV Alterosa
  • Parceiros
  • Blogs
  • Aqui
  • Vrum
  • Sou BH
  • Assine
  • Anuncie
  • Newsletter
  • Classificados
  • Clube do Assinante
  • EM Digital
  • Espaço do Leitor
  • Fale com o EM
  • Perguntas Frequentes
  • Publicidade Legal Aqui
  • Conteúdo Patrocinado
  • Política de privacidade

© Copyright 2025 Diários Associados.
Todos os direitos reservados.